Comandos para obter caractere, palavra e linha atuais

Através da tecla Num 5 e suas combinações, você poderá saber qual o caractere, palavra ou linha atual durante a navegação em um texto.

  • Num 5: fala o caractere existente na posição atual. Ao pressionar este comando duas vezes rapidamente, será falado o caractere na forma de soletração por códigos (por exemplo, se o caractere for “A” será dito “alfa”, se for “O” será dito “Oscar” e assim por diante).

  • Ctrl + Num 5: fala a palavra na posição atual.

  • Alt + 5: fala a linha atual inteira. Quando pressionado duas vezes rapidamente, lerá a linha inteira incluindo partes não visíveis na tela (neste caso, após o comando o cursor de edição estará posicionado no final da linha).

  • Ctrl + Alt + 5: tenta executar a palavra atual como um comando. Se a palavra atual for um nome de arquivo, por exemplo, este arquivo será executado. Se for um endereço de e-mail, seu programa de e-mail será aberto em modo de edição de uma nova mensagem para este destinatário, e assim por diante.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.