Navegando em áreas de edição de texto

Uso das setas
Você não precisa utilizar comandos específicos do Virtual Vision para navegar em um texto. Basta usar as próprias setas do teclado e o Virtual Vision falará automaticamente o texto na posição do cursor.

Se você pressionar:

  • Seta para esquerda ou direita: será falado o caractere onde o cursor está posicionado. Caso haja um longo espaço entre a posição atual do cursor e o próximo caractere, será falada a mensagem “espaçamento”. Caso não haja mais nenhum caractere visível na tela à frente da posição atual, será dito “vazio”.

  • Ctrl + Seta para esquerda ou direita: será falada a palavra onde o cursor se posicionou. Vale lembrar que cada editor de texto tem suas próprias regras para determinar o que é uma palavra. Por exemplo, no Bloco de Notas uma palavra é delimitada apenas por espaços, enquanto que, no WordPad, qualquer símbolo entre caracteres alfanuméricos é considerado um delimitador. Desta forma, o texto “125+987” será considerado como uma única palavra no Bloco de Notas e como duas no WordPad. Para manter uma postura neutra em relação a isso, ao pressionar estas teclas, o Virtual Vision falará todo o texto da posição atual até o próximo espaço.

  • Seta para baixo ou para cima: será falada a linha inteira onde o cursor se encontra.

  • Page Up e Page Down: será falado o número da linha onde o cursor se posicionou (quando esta informação puder ser obtida), seguido do conteúdo desta linha.

  • Alt + Home: lê o conteúdo da linha do seu início até a posição atual do cursor.

  • Alt + End: lê o conteúdo da linha, da posição do cursor, até o seu final.

  • Home e End: não fala nenhuma informação sobre a posição do cursor, a menos que você esteja selecionando um texto.


IMPORTANTE

Se a opção de extensão de mensagens no painel de controle estiver ajustada para mensagens longas, sempre que você mudar de linha ao usar as setas para esquerda ou direita, isso lhe será informado.

Leitura de textos inteiros e seleções Caso você deseje ler todo o texto atual, pressione as teclas Ctrl + Num Ponto. Isto fará com que todo o texto seja selecionado, e falado de uma só vez.

A tecla Alt + Num Ponto faz a mesma coisa, porém realiza um pré-processamento do texto antes de falá-lo. No momento, o único tipo de pré-processamento existente é o de páginas de extrato do Banco Bradesco. Ao ler uma página de extrato com este comando, ela será simplificada, falando apenas informações de data, histórico e valor das operações, além de expandir algumas abreviações usadas nestes extratos.

Seleção de textos
Ao pressionar Shift juntamente com:
  • Setas para esquerda e direita: será falado o último caractere a ser selecionado.

  • Ctrl + setas para esquerda e direita: será falada a última palavra selecionada, mas se esta não puder ser determinada, será falada a palavra na posição do cursor, seguida da mensagem “selecionado até o início da palavra”.

  • Setas para cima ou para baixo, ou teclas Home, End, Page Up e Page Down: será falada apenas a parte da linha que ficou selecionada.

Em algumas aplicações específicas, como editores de texto HTML (caixas de texto do Internet Explorer e editores de mensagens do Outlook e Outlook Express, por exemplo), o comportamento na seleção de texto será um pouco diferente: será dito o caractere ou texto selecionado caso você esteja aumentando o tamanho da seleção ou o caractere ou texto de selecionado caso você esteja diminuindo o tamanho da seleção.

Em outras aplicações onde a seleção de texto não puder ser detectada pelo Virtual Vision, será dito o caractere ou palavra na posição atual do cursor, seguido da palavra “selecionando”.

O comando Num Ponto pode ser utilizado para ler todo o texto selecionado.

Sempre que você copiar um texto selecionado para a área de transferência do Windows usando as teclas Ctrl + C, o Virtual Vision lhe avisará que o texto foi copiado. Se você colar um texto da área de transferência usando as teclas Ctrl + V, o Virtual Vision também lhe avisará que um texto foi colado.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.