Comandos para obter informações de posicionamento

Para saber a posição atual do cursor dentro do texto basta usar o comando Ctrl + NUM 9. As informações a serem lidas variam de aplicação para aplicação. Normalmente será falada a linha e coluna caso você esteja em um texto. Se o texto estiver em uma caixa de texto de apenas uma linha, será falada apenas a coluna atual.

Em algumas aplicações, a posição não poderá ser obtida. Em outras não poderá ser obtida se um texto estiver sendo selecionado.

Este comando pode ser aplicado também a algumas áreas de edição não convencionais, como a linha de comando no “Prompt de Comando do DOS”, e em alguns emuladores de terminal, como o “QWS”.

Caso você esteja em algum objeto do tipo grid ou tabela que seja suportado pelo Virtual Vision (estes tipos de objetos são normalmente encontrados em aplicativos comerciais), serão faladas as referências de linha e/ou coluna da célula em edição.

Nos aplicativos do Microsoft Office, o comando de informação de posição oferece uma série de informações adicionais e específicas:

Word: número da página, linha e coluna dentro desta página, e se você se encontra dentro de uma tabela.

Excel: nome da planilha em edição, identificação da célula atual ou faixa de células selecionadas.

PowerPoint: número do slide atual.

Access: número do registro selecionado.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.