Tradução de gráficos na Web

O sistema de tradução de gráficos em páginas web permite resolver de forma bastante simples problemas de acessibilidade que têm o potencial de tornar a navegação em algumas páginas virtualmente impossível para um deficiente visual. Imagine um site de venda de CD’s, onde o botão “Comprar” nas páginas sobre cada CD é um gráfico sem descrição. Como seria possível executar com segurança a compra de um produto sem saber exatamente qual o link que adiciona um produto à sua cesta de compras?

O Virtual Vision permite que, com a ajuda de uma pessoa que enxergue, seja possível criar traduções para gráficos não acessíveis em páginas web.

Para fazer isso é muito simples: ao chegar a um gráfico que possua um link associado e que não possua descrição, acione o comando Ctrl + Alt + Num 5.

Imediatamente surgirá na tela uma janela perguntando qual a descrição que você deseja dar a este gráfico, você digita a descrição e pronto. O Virtual Vision associará o nome da página de destino do link deste gráfico à descrição que você digitou.

De agora em diante, sempre que você chegar a qualquer gráfico sem descrição que tenha como destino a mesma página, a mensagem que você digitou será falada.

Note que a associação é feita somente em relação ao nome da página de destino da URL. Isto ignora os nomes do domínio e diretório da página, bem como eventuais parâmetros passados a ela. Por exemplo: se a URL de destino do gráfico sem descrição for “http://www.micropower.com.br/dv/vvision/vvupdate.asp?versao=6”, o texto que você digitou ficará associado a qualquer link que contenha a página “vvupdate.asp”, seja qual for o site em que ele se encontre.

Isto é bastante útil para evitar que você tenha que adicionar, separadamente, traduções para links com mesmos nomes em todos os sites em que eles aparecem. Porém, no caso de você precisar que uma determinada tradução se aplique apenas a um site específico, basta colocar o caractere # antes da descrição que você digita para o gráfico. Isto fará com que a URL inteira seja associada à descrição que você digitou e não só o nome da página.

O recurso de tradução de gráficos na Web pode ser ligado ou desligado através da opção “Tradução e Gráficos na Web / Ativar” no menu “Leitura de textos” do painel de controle. Você pode ainda editar o dicionário de traduções de gráficos pressionando o item “Editar nomes de gráficos web” neste mesmo local.

Além de tudo isso, se este recurso estiver ligado e um gráfico sem descrição for encontrado, mesmo que você não tenha cadastrado nenhuma tradução para ele, será falada a URL reduzida de seu link (ou seja, apenas o nome da página, sem nome de domínio, diretório e parâmetros). Em alguns casos isso pode lhe apresentar uma dica razoável de qual a função daquele link.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.