Configurações para navegação por elementos de uma página web

No menu “Navegação no Windows” do painel de controle, você encontrará uma série de opções que regulam a maneira como a navegação elemento a elemento trabalha.

Algumas destas opções são específicas para a navegação no Internet Explorer:

  • Pular elementos sem descrição: ao avançar para o próximo elemento ou retroceder ao elemento anterior, pulará automaticamente todos os elementos que não possuírem descrição. Isto é muito útil no Internet Explorer, pois de outra forma você vai acabar recebendo informações absolutamente dispensáveis, indicando, por exemplo, quando você estiver entrando em cada célula de uma tabela da página, o que além de ser irritante torna a navegação muito mais demorada.

  • Seguir navegação com o cursor do mouse: faz com que o cursor do mouse seja sempre posicionado no elemento atual durante a navegação.

  • Não focalizar objetos ao navegar: normalmente, o Virtual Vision foca os elementos da página conforme você navega. Desta forma, se você chegar a um link, basta pressionar Enter para acioná-lo, pois ele já estará focado. No entanto, existem páginas programadas para gerar comportamentos específicos quando um elemento é focado, e isso pode causar problemas na navegação. Nestes casos é indicado ativar esta opção para evitar conflitos: os elementos navegados serão apenas lidos, mas o foco não será dado a eles.

  • Informar entrada em uma tabela: sempre que você atingir uma tabela diferente durante a navegação, será falado “Nova tabela”.

  • Informar entrada em um novo frame: sempre que você atingir um novo frame durante a navegação, será falado “Novo frame”.

  • Identificar links para mesma página: ao chegar a um link que aponta para uma região da página atual, dirá que o link aponta para a mesma página.

  • Ler URL de destino em links: se esta opção estiver ligada, sempre que um link for encontrado, será falado depois do seu nome a URL para onde ele leva. Normalmente você não vai querer ligar esta opção, pois a quantidade de texto falado ao navegar por um link seria enorme.

  • Ler conteúdo de links de forma agrupada: faz com que ao encontrar um link composto de diversos elementos do tipo texto ou gráfico todo o seu conteúdo seja lido de uma única vez, evitando assim que você tenha que passar por cada um dos elementos que compõem o link para saber a sua descrição.

  • Informar nome de campos de formulário: sempre que você estiver navegando elemento a elemento e atingir um elemento de formulário (caixa de texto, caixa combinada, lista, caixa de opção, etc), será procurado na página a descrição mais provável para este elemento observando-se os arredores dele. Esta opção pode ser dispensada na maioria dos casos, uma vez que ao estar navegando elemento a elemento você provavelmente já terá ouvido a descrição do elemento de formulário quando chegar até ele. Entretanto, por uma medida de segurança esta opção está habilitada na configuração padrão do Virtual Vision.

  • Pular da barra de endereço para a página Web: com esta opção ligada, sempre que você estiver na barra de endereços do Internet Explorer e avançar para o próximo elemento (usando o comando Num 2), irá diretamente para o início da página web. Caso contrário você teria que avançar diversos elementos percorrendo toda a barra de ferramentas do Internet Explorer até chegar ao início da página.

  • Informar número de links da página: ligando esta opção, sempre que você chegar a um elemento do tipo painel (ou seja, um frame) em uma página web, será falado o número de links que esta página contém.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.