Leitura de Textos dentro de Imagens através de OCR

O Virtual Vision agora pode se comunicar com o software de OCR Tesseract, um dos melhores softwares de OCR open source atualmente.

Através do OCR é possível obter os textos escritos dentro de qualquer imagem ou tela.

Para utilizar este sistema você deve primeiro fazer o download e instalação do software Tesseract. Para facilitar este processo, basta acionar o menu Avançado / OCR / Download e Instalação. Você deve ouvir e concordar com os termos de uso desta funcionalidade antes de iniciar o download.

Uma vez instalado o software Tesseract, você poderá acionar o reconhecimento ótico de textos usando os seguintes comandos do Virtual Vision:

  • Ctrl Num +: executa o reconhecimento de textos dentro do objeto em foco no Windows.
  • Alt Num +: executa o reconhecimento de textos dentro da janela ativa do Windows.

Aguarde alguns segundos, e o texto reconhecido será falado automaticamente.

Para melhor desempenho do OCR é fundamental que você defina o idioma correto do texto que pretende reconhecer. Isso pode ser feito através do menu Avançado / OCR selecionado uma das opções de idioma (português, espanhol ou inglês).

Importante: todos os resultados de reconhecimento de textos por OCR devem ser usados com cautela, nenhum software de OCR é perfeito, resultados imprecisos ou contendo erros podem ser gerados por esta tecnologia, portanto não utilize este recurso em tarefas que possam envolver qualquer tipo de risco.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.