Navegação em objetos não acessíveis através do teclado

O Virtual Vision conta com uma espécie de cursor virtual, que permite que você navegue através dos elementos de uma tela que não podem ser focados e conseqüentemente não podem ser atingidos com o uso da tecla TAB ou outros métodos padrão de navegação no Windows.

Nestes casos, basta usar os comandos

  • Num 1: para posicionar-se no elemento anterior da tela.
  • Num 2: para avançar para o próximo elemento da tela.

Note que este tipo de navegação funciona apenas para a leitura de objetos da tela. Se a tela contiver apenas textos que não fazem parte de nenhum objeto, eles não serão detectados por estes comandos. Para estes casos, você deverá utilizar o cursor virtual de textos do Virtual Vision, que é acionado pela tecla Num Menos e será discutido mais adiante.

Sempre que o objeto ou a janela em foco for alterado, o cursor virtual de objetos será posicionado no início desta janela ou objeto.

Quando a opção “Seguir navegação com o cursor do mouse” estiver ligada, o cursor do mouse será automaticamente posicionado sobre o objeto ou texto atual conforme você utiliza os comandos acima, tornando fácil a tarefa de executar um clique do mouse sobre este objeto ou texto (o que pode ser feito com os comandos Ctrl + Alt + Num 4 para clique do botão esquerdo ou Ctrl + Alt + Win + Num 4 para clique do botão direito).

Um novo recurso do Virtual Vision é o “Cursor Virtual de Textos”, que é ativado/desativado com a tecla Num Menos. Esse recurso permite navegar pela janela do aplicativo com as setas.

As setas para esquerda e direita navegam entre os “objetos”. Já, Ctrl + Seta Direita ou Ctrl + Seta Esquerda, fazem a navegação palavra a palavra.

Para navegar letra a letra basta pressionar o Shift + seta esquerda ou direita.

As setas para cima e baixo fazem a leitura de toda a linha.

O cursor do mouse acompanha toda a navegação, caso se deseje clicar no texto ou objeto selecionado basta pressionar os comandos Ctrl + Alt + Num 4 ou qualquer outro comando de ativação do mouse.

Você poderá ainda utilizar o comando Num + para obter informações completas do objeto na posição atual do cursor virtual de textos.

Cursor Virtual de Textos

O cursor virtual de textos navega entre os textos escritos na tela (e não entre objetos do Windows como o cursor virtual comum). Para ativar ou desativar este recurso, pressione a tecla Num Menos.

Uma vez ativado o cursor virtual de textos, você pode navegar entre os textos escritos na tela usando as setas do teclado.

Este recurso tem o uso limitado a programas que escrevem na tela usando formas comuns de escrita oferecidas pelo Windows. No caso de programas que renderizam textos por conta própria este comando pode não funcionar (ex: Live Messenger e a maioria dos browsers de Internet).

Cursor Virtual Invisível

É semelhante ao cursor virtual de textos, porém não movimenta o cursor do mouse durante a navegação, o que pode ser útil em alguns casos.

Para ativar este recurso, pressione duas vezes rapidamente a tecla Num Menos. E para desativar basta pressionar a tecla Num Menos.

Quando utilizando o cursor virtual invisível, ao pressionar os comandos de clique de mouse (Ctrl + Alt + Num 4 e Ctrl + Alt + Win + Num 4), o cursor do mouse será posicionado sobre a posição do cursor virtual de textos antes de executar o clique.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.