Sistema de bookmarks

O Virtual Vision permite que você crie bookmarks para retornar facilmente e, a qualquer momento, a um determinado ponto de um texto lido.

Existem dois tipos de bookmarks e eles serão explicados nos tópicos seguintes: Bookmarks inline e Bookmarks genéricos.

Bookmarks inline

Os bookmarks inline, funcionam apenas em alguns tipos de editores de texto (Bloco de Notas, WordPad, Microsoft Word, Microsoft Excel e aplicações que utilizem caixas de texto padrão do Windows). Ao criar um bookmark inline, a posição do cursor dentro do documento será associada ao nome da janela e documento atuais. Após isso, sempre que o mesmo aplicativo for chamado com este mesmo documento, será possível ir direto à posição marcada do texto com um simples comando.

Para trabalhar com bookmarks inline, utilize os seguintes comandos:

• Ctrl + Alt + Num 1: para marcar a posição em um texto. Se o Virtual Vision não suportar este tipo de bookmark para o aplicativo atual, você será informado.
  • Ctrl + Alt + Num 2: para ir à posição marcada no texto atual. Se não existir nenhum bookmark para o documento em uso, você será informado.

Os bookmarks inline são armazenados em arquivo e, sendo assim, não serão perdidos após você desligar o Virtual Vision ou reiniciar o Windows.

Quando você estiver marcando a posição de um bookmark em um documento que já possui uma marcação, será exibida uma mensagem para confirmação desta operação.

Bookmarks genéricos

Os bookmarks genéricos servem para armazenar e marcar a posição atual dentro de um texto sendo falado.

Um bookmark genérico só pode ser criado caso algum texto esteja sendo falado pelo Virtual Vision.

Ao criar um bookmark genérico, todo o texto que estava sendo falado, bem como a posição da palavra que estava sendo falada no momento em que você o criou, será armazenado. Feito isso, você poderá mais tarde consultar a janela de bookmarks e voltar a ler qualquer texto marcado.

Desta forma os bookmarks genéricos são úteis não só para guardar a posição em um texto, mas também para guardar o próprio texto para consultas futuras.

Note que, ao contrário dos bookmarks inline, os bookmarks genéricos não são armazenados em arquivo automaticamente. Isto quer dizer que após desligar o Virtual Vision os bookmarks que você criou serão perdidos. Caso você tenha interesse em armazená-los, deverá fazê-lo através da janela de bookmarks, selecionando a opção “Salvar bookmarks em arquivo”.

Para trabalhar com bookmarks genéricos, utilize os seguintes comandos:

• Alt + Num 3: marca um bookmark no texto sendo falado. Se o bookmark for criado com sucesso, você ouvirá um beep, caso contrário, uma mensagem de erro será falada.
  • Ctrl + Alt + Num 3: abre a janela de bookmarks para consulta.

Janela de Bookmarks

Na janela de bookmarks você encontrará uma lista com os bookmarks criados por você.

Esta lista pode ser ordenada por data e hora de criação, nome da janela de origem (janela que estava ativada quando você criou o bookmark) ou pelo nome do bookmark (o nome do bookmark é dado inicialmente pelos primeiros 30 caracteres após a posição marcada).

Ao selecionar um bookmark na lista, o texto associado a ele automaticamente aparecerá no painel de visualização. O painel de visualização é uma área de texto comum, onde você pode navegar utilizando as setas, mas com uma vantagem adicional, quando você estiver lendo o texto do bookmark, a posição no painel de visualização será sempre sincronizada, ou seja, quando você pressionar a tecla Ctrl para interromper a leitura, o cursor no painel de visualização estará posicionado no início da última palavra lida.

Ao pressionar Enter sobre um item da lista ou pressionar o botão “Ler texto a partir do bookmark”, você irá para o painel de visualização e o texto começará a ser lido a partir da posição marcada.

Ao pressionar a barra de espaço sobre um item da lista, o texto começará a ser lido a partir da posição marcada, mas você continuará dentro da lista. Este comando é útil caso você esteja procurando por um bookmark específico e queira apenas um preview de cada bookmark da lista.

O botão “Ler texto a partir do início” fará com que o texto associado ao bookmark atual seja lido desde seu início ao invés da posição marcada. Ao acionar este comando, você será levado automaticamente para o painel de visualização.

O botão “Renomear bookmark” permite que você altere o nome do bookmark que é mostrado na lista.

O botão “Ajustar posição do bookmark”, permite que você altere a posição marcada no texto. Para fazer isso, vá ao painel de visualização, navegue até o ponto onde deseja marcar a posição, volte a este botão e pressione-o.

O botão “Apagar este bookmark” apaga o bookmark selecionado na lista. Se você já estiver na lista de bookmarks, e quiser apagar o bookmark selecionado, basta pressionar a tecla Delete.

O botão “Apagar todos” limpa a lista de bookmarks.

O botão “Copiar Texto”, copia o texto inteiro do bookmark para a área de transferência, de forma que você possa colá-lo em qualquer aplicativo.

O botão “Salvar bookmarks em arquivo” permite que você grave todos os bookmarks da lista em um arquivo em disco, deste modo você poderá reusá-los mesmo após o Virtual Vision ser desligado.

O botão “Carregar arquivo de bookmarks” carrega um arquivo de bookmarks previamente gravado.

Para sair da janela de bookmarks, pressione a tecla ESC ou o botão “Fechar”.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.