Navegação através do último texto falado

Um comando do Virtual Vision permite que você congele o texto que está sendo falado e navegue através dele.

Enquanto algo estiver sendo falado pelo Virtual Vision, basta pressionar a tecla Num 3 e a janela do navegador de texto surgirá contendo todo o texto que estava sendo falado. A partir daí basta navegar através dele normalmente utilizando as setas.

Isto permite, entre outras coisas, que você analise um determinado texto mais detalhadamente ou que você soletre alguma palavra do texto que não entendeu durante a leitura.

No submenu “Configurações Avançadas”, dentro do menu “Leitura de Textos”, você encontra opções para configurar a janela de navegação no último texto falado. Você pode determinar:

  • O número de colunas por linha, para evitar que os textos apresentem linhas gigantescas, que dificultam a navegação.

  • O número de linhas por página da área de edição, ou seja, o número de linhas que serão avançadas ou retrocedidas ao pressionar as teclas Page Up e Page Down.

Para facilitar a seleção de textos dentro da janela de navegação você pode usar os comandos de marcação de bloco:

  • Ctrl + I: marca o ponto inicial da seleção.

  • Ctrl + F: marca o ponto final da seleção.

Desta forma, se você desejar selecionar uma área extensa do texto para copiá-la para a área de transferência, não precisará manter a tecla Shift pressionada para selecionar o texto.

Ainda dentro desta janela você poderá utilizar o comando Ctrl + S para localizar uma expressão dentro do texto mostrado.

Para gravar todo o texto diretamente para um arquivo de texto pressione a tecla F2.

Caso queira salvar apenas o texto selecionado para um arquivo, pressione a tecla F3.

Outro novo recurso do Virtual Vision é salvar o texto em áudio na extensão WAV. Pressione F4 na tela de navegação de texto que, todo o texto será gravado em um arquivo com extensão WAV.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.