Informações sobre fontes, endentação e capitalização de texto

Uma série de opções do Virtual Vision permite que você receba informações de mudança de formatação do texto, endentação de linhas e capitalização de palavras automaticamente conforme você navega pelo texto.

Estas informações podem ser dadas verbalmente intercalando texto e informações de formatação, ou através de mudanças de tonalidade e velocidade de voz (que você pode programar através do painel de controle).

Os tópicos seguintes explicam como utilizar cada um destes métodos.

Informações por verbalização

A verbalização de formatação, endentação e capitalização de textos podem ser ativadas ou desativadas no menu “Leitura de Textos” no painel de controle através das opções: “Informar mudanças de fonte ou atributos”, “Informar mudança de endentação” e “Informar mudança de capitalização”, respectivamente.

Quando você estiver se movendo dentro do texto, caractere a caractere e usando as teclas para esquerda e direita, as informações de formatação e capitalização serão faladas depois de falado o caractere. Isso garante uma melhor usabilidade do sistema e maior facilidade na navegação.

No caso de palavras e linhas, estas informações antecedem os textos a que elas se aplicam.

Note que apenas as formatações que mudam são faladas. Caso você queira, em um determinado momento, saber todas as informações de formatação do ponto atual, basta usar o comando Num 8.

No caso de estar em um aplicativo do Office (Word, Excel ou PowerPoint), você terá ainda a opção de pressionar o comando Num 8 duas vezes rapidamente e neste caso, informações adicionais de formatação oferecidas por estes aplicativos serão ditas.

Informações por alteração de voz

Para usar a mudanças de velocidade e tonalidade de voz como indicativos de formatação e capitalização de texto, você deve ativar a opção “Diferenciação de Voz de acordo com Formatações”, encontrado no menu “Configurações de Voz”, do painel de controle.

As mudanças de estilo de voz podem ser usadas para informar alterações de formatação apenas em caracteres individuais (quando navegando pelas setas para esquerda e direita) ou em qualquer texto falado. Isto é controlado pela opção “Usar apenas na leitura de letras”. Normalmente você vai preferir usar esta opção.

Para configurar as variações de vozes, pressione o item “Editar vozes” que está dentro do submenu “Diferenciação de Voz de acordo com Formatações”, no menu “Configurações de voz”.

É possível determinar variações de vozes para textos em 4 situações diferentes: letras maiúsculas, negrito, itálico e negrito e itálico ao mesmo tempo.

Selecione cada uma das formatações na caixa combinada e defina se ela deve usar a voz padrão ou personalizada. Se você optar pela voz padrão, nada muda quando um texto com a formatação selecionada for encontrado. Se você escolher voz personalizada, poderá determinar a variação de velocidade e tonalidade nos marcadores de valor logo abaixo.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.