INTRODUÇÃO À INTERNET

Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.

A Internet evoluiu de uma rede de uso meramente acadêmico e militar para se tornar a maior fonte global de informação, jamais vista, constituindo o maior fórum mundial de corporações e pessoas interessadas em comunicarem-se entre si. A rede das redes, como é conhecida, está cada vez mais trazendo para perto de nós a tão esperada revolução nos meios de comunicação dentro da sociedade.

Milhões de pessoas utilizam esse sistema todos os dias, através de seu e-mail, ou endereço eletrônico, uma espécie de CEP através do qual seu computador pode ser encontrado, e passam a receber mensagens vindas de qualquer parte do mundo.

Através da rede pode-se trocar mensagens, fazer debates, operações bancárias, copiar arquivos, participar de grupos de discussões, ler jornais e revistas e até mesmo namorar.

A Internet é organizada na forma de uma malha. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino.

Para ocorrer essa comunicação através de computadores, é necessário uma linha telefônica e um modem, instalados nos mesmos. É por esta grande facilidade de acesso que neste momento há centenas de milhares de usuários sentados diante de seus computadores, obtendo informações de várias partes do mundo.

Muito em breve, a Internet será aceita como um simples fato da vida moderna, e as pessoas até esquecerão como tudo isso começou.

Pressione ENTER para retornar ao menu do InternetPressione ENTER para retornar ao Menu do Internet ExplorerPressione ENTER para avançar a página.