HTML COM ACESSIBILIDADE

O formato JPEG

O formato JPEG (Joint Photographic Engineering Group), é o segundo formato mais utilizado pelos Web Designers nas páginas de Internet.

Este formato faz a utilização de complexos e de sofisticados algoritmos matemáticos para a compactação das imagens, onde em alguns casos, consegue reduzir em até dez vezes o tamanho em bytes usado para armazenar uma imagem, se comparado com o formato BITMAP.

O formato JPEG, trabalha com o padrão de cores de 24 bits, portanto, aceita o uso de até 16777216 tonalidades de cores, superando inclusive, a capacidade de distinção do olho humano. Por esta capacidade de resolução, o formato JPEG é fortemente recomendado na geração de imagens fotográficas como, por exemplo, nas de objetos da vida real, paisagens, animais, pessoas ou em logotipos e esquemas gráficos que exijam uma alta definição etc. 

Alguns programas de editoração gráfica permitem a conversão de formatos, mas deve-se analisar criteriosamente esta ação, pois às vezes devido a algumas características individuais de cada formato, podem acarretar na perda da resolução gráfica da imagem. Um exemplo prático desta situação seria a conversão de uma imagem no formato JPEG com uma alta resolução de cores, para o formato GIF que permite apenas, a utilização de 256 cores.

Modernos equipamentos eletrônicos como máquinas fotográficas e câmeras digitais, utilizam na sua grande maioria o formato JPEG para a geração das imagens fotográficas, facilitando e agilizando os processos de obtenção de material gráfico para o uso na Internet.

Devido às características citadas acima, como a elevada taxa de compressão do tamanho em bytes das imagens e a alta resolução gráfica, este formato se tornou bastante adequado para o uso nas páginas da Internet, sendo superado pelo formato GIF, principalmente por não permitir a aplicação do efeito de transparência para a cor do plano de fundo das imagens, apesar de possibilitar a utilização de outros efeitos gráficos.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.