HTML COM ACESSIBILIDADE

O formato Gif

As imagens (.gif), extensão originada da abreviação de Graphics Interchange Format, é o formato mais utilizado nas imagens inseridas nas páginas Web e reconhecido pela grande maioria dos navegadores disponíveis no mercado, como pelos populares Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator da Netscape.

O formato GIF é bastante eficaz na compressão de imagens que apresentam áreas compostas por seqüências monocromáticas, reduzindo significativamente o tamanho em bytes dos arquivos que armazenam imagens nesta condição.

As imagens no formato GIF aceitam no máximo 256 cores (padrão de 8 bits), por este motivo, este formato é recomendado no desenho de imagens com um aspecto gráfico mais simples, como em animações, botões de opções, barras de menus, planos de fundo e em outras situações semelhantes onde não se faça necessário, uma cópia idêntica rica em detalhes gráficos e em cores.

Algumas importantes características alcançadas com a aplicação de efeitos muito interessantes nas imagens (.gif), colaboram para que este formato seja preferivelmente o mais utilizado nas páginas Web. Em alguns editores gráficos, através da opção de salvar a imagem no formato GIF89, torna-se possível inserir alguns efeitos propícios à Internet.

Abaixo, com o objetivo descritivo, serão relacionadas três aplicações de efeitos com a utilização do formato GIF:

1. Interlaceamento: Efeito que possibilita a composição progressiva da imagem durante o estágio de carregamento da página.

2. Transparência: Efeito que consiste na eliminação da cor do plano de fundo da imagem, preservando sob o seu fundo, a aparência do papel de parede ou a cor do plano de fundo da página. Este efeito, é bastante interessante para a montagem de animações gráficas.

3. Antialias: Efeito utilizado para suavizar a visualização da tonalidade da cor da borda da imagem, em relação ao plano de fundo da página.

 

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.