HTML COM ACESSIBILIDADE

Links internos

Os links internos são utilizados para interligar páginas que estão dentro de um mesmo sistema. Neste sentido, podemos entender sistema como o conjunto de pastas, subpastas e os seus respectivos arquivos que compõem a estrutura organizacional de um site dentro de um servidor.

A pasta principal de um site onde estão contidas as demais subpastas é chamada de pasta raiz.

Nela está o arquivo que contem a Home Page do site (página principal), representada ou chamada automaticamente de um arquivo nomeado como (index.htm ou index.html).

A partir dos links contidos na Home Page, se acessa as demais páginas que compõem as diversas seções de um site, que transparente aos olhos dos visitantes, estão internamente estruturadas e divididas em pastas e subpastas de modo que cada página fique organizada de acordo com o seu respectivo conteúdo, facilitando assim, os processos de alteração e atualização das informações do site.            

Neste caso, como os links vão referenciar outras páginas que estão gravadas internamente em um mesmo servidor, não se faz necessário a indicação completa da URL, bastando informar o caminho das pastas e o nome do arquivo a ser chamado.

Caso a referência seja feita entre dois arquivos salvos em um mesmo nível hierárquico de pasta, basta passar como valor apenas o nome do arquivo ao atributo (href).

Imagine a descrição abaixo da estrutura organizacional de um site sobre turismo, para ilustrarmos as possibilidades do uso de links internos em HTML.

Pasta raiz (Brasil):

Contém duas subpastas: nordeste e sul

Arquivo: index.html (Home Page do site com links para os menus dos estados da região Nordeste e do Sul)

Subpasta (nordeste):

Contém dez arquivos: index.html (menu com links para as páginas dos estados da região Nordeste), al.html, ba.html, ce.html, ma.html, pb.html, pe.html, pi.html, se.html e rn.html

Subpasta (sul):

Contém quatro arquivos: index.html (menu com links para as páginas dos estados da região Sul), pr.html, sc.html e rs.html

Vejamos as seguintes situações:

Definição dos links da Home Page para as páginas de menu da região Nordeste e Sul:

<a href="/nordeste"> Região Nordeste </a>
<a href="/sul"> Região Sul </a>

Perceba que não foi necessário informar o nome do arquivo referente aos menus, pois os mesmos estão nomeados como (index.html), sendo automaticamente requisitados e carregados pelo navegador.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.