HTML COM ACESSIBILIDADE

Imagens

Neste módulo, será apresentado um recurso bastante explorado pelos desenvolvedores Web e que contribui de maneira significativa com a composição visual de um site, trata-se da inserção de imagens. O uso deste recurso quando bem elaborado, torna a navegação por um site muito mais agradável, tornando verdadeira a afirmação que "uma imagem vale mais do que mil palavras".

É notável que o uso de imagens facilite visualmente a navegação por um site, tornando-a muito mais intuitiva, mas como bons desenvolvedores Web, devemos sempre disponibilizar uma descrição alternativa das imagens na forma de texto, pois além de alguns Browsers não terem a capacidade de exibi-las, devemos manter um padrão de acessibilidade universal, possibilitando o acesso ao nosso site por pessoas com limitação visual, onde estes fazem o uso de programas leitores de tela para inclusive navegar na Internet (programa que captura as informações escritas na tela do computador na forma de texto e as devolve como uma resposta falada a seus usuários, através de sistemas de síntese de voz).

Os formatos de imagem mais apropriados para as páginas Web, são o GIF e o JPEG, devido a algumas particularidades que propiciam a utilização destes formatos, além de possuírem sistemas eficazes de compressão, reduzindo o tamanho em bytes das imagens, se comparados por exemplo, com o formato bitMap.

É aconselhável criar na raiz do seu sistema uma pasta exclusiva para armazenar todas as imagens que serão utilizadas. Algumas ferramentas usadas na construção de sites para a Internet, costumam atribuir a esta pasta o nome de "images", facilitando a referência à imagem indiferentemente da localização da página que a exibirá, dentro das pastas que compõem a estrutura organizacional do site.

O tamanho em bytes e a quantidade de imagens que serão utilizadas é algo que precisa ser considerado, pois imagens muito grandes poderão retardar o carregamento de uma página, prejudicando deste modo, o público do seu site. Neste sentido, uma dica interessante é sempre que possível, utilizar uma mesma imagem em várias páginas, como por exemplo, logotipos e botões de acesso, pois uma vez carregada, a imagem fica armazenada no Cache da máquina do visitante até que o mesmo seja limpo, ficando disponível caso haja outras requisições.

As imagens para a utilização na Internet, podem ser obtidas através de profissionais que trabalham com programas de editoração gráfica, através de máquinas fotográficas digitais, além de poder serem salvas da própria Internet, bastando para isso, ao localizar a imagem no qual deseja salvar, clicar sobre ela com o botão direito do mouse e na opção "Salvar figura como...", indicar o local no seu computador onde deseja salvá-la.            

Como na aplicação de cores, vamos unir o útil ao agradável, solicitando a opinião de outras pessoas para a seleção e utilização mais adequada das imagens, lembrando sempre que um site deve agradar principalmente aos seus visitantes.

Observe as particularidades dos formatos mais utilizados na Internet, a sintaxe para a utilização da tag na inserção de imagens com seus respectivos atributos, bem como a sua aplicação nas páginas Web.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.