HTML COM ACESSIBILIDADE

Formulários eletrônicos

Neste módulo, vamos estudar a criação dos formulários eletrônicos, um importantíssimo recurso que possibilita uma valorosa interação com os visitantes do site.

O uso de formulários tem por objetivo possibilitar a colheita de informações através de controles, podendo posteriormente gravar estas informações em um banco de dados, salvá-las em arquivos de texto, apenas processá-las a fim de retornar alguma informação para o usuário, enviá-las para um endereço de e-mail etc.

A interação com os visitantes do site é promovida através do uso de controles, dando-lhes a oportunidade de digitar uma informação em uma caixa de texto, selecionar um item em uma lista Drop Down, marcar opções através de caixas de verificação, confirmar enviando as informações para o servidor ou desistir limpando o formulário através de botões específicos etc.

Os controles estão basicamente divididos em três classes: input, textarea e select.

Com certeza você já deve ter interagido com um formulário eletrônico na Internet, diante de uma ou mais das seguintes situações:

  • Ao informar dados na realização de um cadastro.

  • Ao pesquisar sobre um determinado assunto nos sites de busca.

  • Ao responder a uma enquete.

  • Ao enviar uma mensagem a um fórum de discussão.

  • Ao autenticar-se, informando "nome de usuário" e "senha" para ter acesso a uma área restrita de um site.

  • Ao participar de um chat.

  • Ao consultar seus e-mails através de um webmail etc.

Observe bem a sintaxe aplicada à criação dos formulários eletrônicos com seus respectivos controles, para que você possa explorar ao máximo as inúmeras possibilidades advindas deste recurso.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.