HTML COM ACESSIBILIDADE

Criando um formulário

Para criar um formulário, usamos uma tag em par que delimita a sua abertura e o seu fechamento.

Dentro de um formulário, podemos inserir normalmente, todos os recursos disponíveis da linguagem HTML, podendo aplicá-los na formatação e no alinhamento dos textos e dos controles.

Uma página em HTML pode conter mais de um formulário, porém, nunca um formulário poderá ser criado dentro de um outro.

Sintaxe utilizada para a criação de formulários:

<form> - abertura do formulário.

(Inserção dos controles e tags da linguagem HTML)

</form> - Fechamento do formulário.

Principais atributos que devem ser declarados na abertura do formulário:

(name) - Usado para definir um nome para o formulário.

Name="nome_do_formulario" – Onde "nome_do_formulario" deverá ser substituído pelo nome que deseja atribuir ao formulário.

(method) - Através deste atributo definimos qual será o método utilizado para a transmissão dos dados inseridos nos controles do formulário. Existem dois métodos: "get" e "post".

Method="get" – Envia a informação juntamente com a URL. É comum observarmos a utilização deste método em alguns sites de busca.

Method="post" – Por enviar as informações em blocos internamente e invisíveis aos olhos do visitante, este método tornou-se o mais utilizado e recomendado para a transmissão de dados via formulário na Internet, principalmente em situações onde o volume de informações é maior.

(action) - Este atributo é declarado da mesma forma que o atributo (href) usado na inserção de links, onde o arquivo referenciado será responsável em processar as informações enviadas do formulário.
                                                        
Action="arquivo_processa" – Onde "arquivo_processa" deverá ser substituído pelo endereço do arquivo que irá processar as informações no servidor.

Este arquivo poderá ser um CGI (Common Gateway Interface – protocolo utilizado em programas executáveis para processar informações enviadas ao servidor), um arquivo script (conjunto de comandos que são inseridos juntamente com tags da linguagem HTML, mas que são interpretados e executados pelo servidor e não pelo browser) e outros.

Exemplo genérico da criação de um formulário:

<form name="form1" method="post" action="cgibin/mail.cgi">
(controles do formulário)
</form>

Normalmente, a maioria dos servidores para hospedagem de sites, inclusive os gratuitos, oferecem esta possibilidade para seus usuários juntamente com as descrições e códigos necessários para a sua implementação.

Você deverá solicitar maiores informações com os administradores do servidor onde deseja hospedar o seu site.

Existem atualmente na Internet, diversos programas CGIs disponíveis para o uso público, com a finalidade de processar e encaminhar para um e-mail informado, os dados inseridos em um formulário. Isso significa que você poderá incorporar este recurso em seu site.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.