HTML COM ACESSIBILIDADE

Atributos da tag frameset

Devemos declarar os atributos da tag frameset na parte referente à sua abertura. Vejamos agora, os seus principais atributos:

(cols): Com este atributo definimos a quantidade e o espaço ocupado pelos frames que estarão posicionados verticalmente (em colunas), ou seja, um ao lado do outro.

(rows): Com este atributo definimos a quantidade e o espaço ocupado pelos frames que estarão posicionados horizontalmente (em linhas), ou seja, um acima do outro.

Tanto no atributo (cols) como no atributo (rows), definimos o espaço ocupado para todos os frames, separando-os por uma vírgula de acordo com as seguintes possibilidades:

  • Valor percentual: Esta é a forma mais utilizada. Através de um valor, definimos a porcentagem da janela do navegador que será ocupada pelo frame.

  • Valor absoluto: Define em pixels o espaço ocupado pelo frame em relação à janela do navegador. Não é recomendado utilizar apenas valores absolutos na definição do tamanho dos frames, pois existe diferentes resoluções de vídeo.

  • Valor relativo: Usando a máscara "*", informamos que o frame ocupará o espaço restante, disponível na janela do navegador.

Os valores citados acima, podem ser utilizados em conjunto conforme a situação.

Exemplos:

<frameset cols="20%,*"> - Define o frame da esquerda com vinte por cento do tamanho da janela horizontalmente e o frame da direita ocupará o restante do espaço disponível.

<frameset rows="20%,*,100"> - Neste exemplo definimos 3 frames. O primeiro, posicionado na parte superior, ocupará 20 por cento do tamanho total da janela do navegador. O segundo, ocupará o espaço excedente pela ocupação do primeiro e do terceiro frame. O terceiro, posicionado na parte inferior da janela do navegador, ocupará o espaço de 100 pixels.

(framespacing): Este atributo define em pixels, a distância entre os frames.

(frameborder): Reconhecido pelo navegador Internet Explorer, este atributo define em pixels, a expessura da borda dos frames. Para que os frames não apresentem uma borda, basta passar como referência o valor "0".

(border): Reconhecido pelo navegador Netscape, este atributo define em pixels, a espessura da borda dos frames. Para que os frames não apresentem uma borda, basta passar como referência o valor "0".

Ao criarmos um layout com um menu de navegação, é interessante eliminarmos as bordas e o espaço de separação entre os frames. Para que cause o efeito desejado tanto no Internet Explorer como no Netscape Navigator, além do atributo (framespacing) devemos declarar os atributos (frameborder) e (border), como no exemplo abaixo:

<frameset cols="20%,*" framespacing="0" frameborder="0" border="0">

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.