Agentes de inicialização e finalização do Windows

O agente de Inicialização do Windows

Durante o processo de logon no Windows (controle de acesso e identificação do usuário que utilizará o computador, logo que o Windows termina de ser carregado), o programa Virtual Vision ainda não estará ativo, porém um serviço chamado Virtual Vision Logon Agent estará.

Este agente é uma espécie de Mini-Virtual Vision cuja finalidade é apenas identificar os campos que devem ser preenchidos na janela de logon conforme você pressiona a tecla Tab, ecoar as teclas pressionadas no teclado e permitir a navegação nos campos de edição utilizando as setas. As opções do Virtual Vision não serão levadas em consideração por este serviço, e o sintetizador de voz utilizado será preferencialmente um da mesma língua utilizada pelo sistema operacional. Se o seu Windows for inglês, um sintetizador de voz em inglês será utilizado para a leitura da tela; se estiver em português, o sintetizador Delta Talk em português será utilizado e assim por diante.

Dica!

A tecla Windows (normalmente localizada entre as teclas Ctrl e Alt dos teclados convencionais), poderá ser utilizada no Logon Agent para realizar a leitura de toda a janela atual.

Importante

  1. Sempre que você pressionar as teclas Ctrl + Alt + Del para realizar operações como mudança de senha, logoff ou chamar o gerenciador de tarefas do Windows, quem assumirá a leitura será o Logon Agent, uma vez que as janelas com estas opções se encontram no desktop de logon do Windows (que é independente do desktop onde o usuário roda seus programas). Por este motivo, as mesmas restrições quanto às configurações do Virtual Vision, descritas acima, se aplicarão a estas janelas.

  2. O Logon Agent só será iniciado quando a opção “Carregar Virtual Vision automaticamente ao Iniciar o Windows” estiver marcada no painel de controle do Virtual Vision.
O agente de finalização do Windows

Quando você estiver desligando o Windows, o Virtual Vision poderá ser desligado antes que todos os outros programas tenham sido desativados. Isso acontece devido à forma como o Windows 2000 e XP procedem durante o desligamento, e isso significa que o Virtual Vision poderia não estar mais ativo quando outro programa, sendo desativado, exibisse uma mensagem perguntando se deve ou não salvar um documento antes de ser fechado.

Para resolver esta situação o Agente de Shutdown é ativado pelo Virtual Vision sempre que o Windows estiver sendo desligado.

Assim como o Agente de Logon, o Agente de Shutdown é outro Mini-Virtual Vision capaz de executar apenas operações básicas de leitura de tela e de ecoar a digitação feita pelo usuário.

Se o desligamento do Windows for confirmado, o agente de shutdown continuará realizando a leitura de tela, mesmo que todos os programas do usuário tiverem sido desativados, informando mensagens mostradas pelo Windows durante o desligamento como “Salvando suas configurações” ou “Fechando conexões de rede”, até que ele próprio seja desativado pelo Windows.

Se o desligamento do Windows for cancelado (por exemplo, se você pedir para cancelar quando um programa que está sendo desligado perguntar se você deseja salvar um arquivo), o Virtual Vision será reativado assim que você pressionar a tecla ESC ou pressionar a tecla de atalho Ctrl + Alt + V.

O Agente de Shutdown está disponível apenas no Windows 2000 e XP.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.