Os comandos mais usados durante a navegação no Windows

Antes de qualquer coisa, convém lembrar que os comandos do Virtual Vision são dados através do teclado numérico (caso você esteja usando o layout de teclas de comando normal). Por isso, sempre que nos referirmos neste manual a um número como um comando, este virá acompanhado a palavra “Num”, indicando que se refere ao teclado numérico. Também não se esqueça de que o Num Lock deve estar ligado no seu teclado para que os comandos sejam disparados.

Alguns comandos do Virtual Vision devem ser destacados, pois serão essenciais para que você se localize durante a navegação do Windows. São eles:

  • Num 0: fala o nome da janela atual.
  • Num 9: fala o conteúdo da barra de status da janela atual (caso ela exista).
  • Num +: fala informações detalhadas sobre o último objeto a receber foco na tela (o objeto em foco na tela muda conforme você pressiona a tecla TAB).


Comandos para repetição de fala:

  • Num 7: repete a última informação falada pelo Virtual Vision

  • Ctrl + Num7: repete a última informação falada, mas em modo Verbose (fala por extenso todos os símbolos e pontuações existentes no texto, bem como informações sobre mudança de letras maiúsculas e minúsculas, caso a opção “Detectar capitalização em modo Verbose” esteja ativa no painel de controle).

  • Alt + Num 7: repete o último texto falado soletrando cada caractere do mesmo.

  • Ctrl + Alt + 7: repete o último texto falado em modo soletrado por códigos, ou seja, falando cada letra do texto na forma de uma palavra que começa com a mesma letra, por exemplo, para a letra “a” fala “alfa”, para a letra “o” fala “Oscar” e assim por diante.


Um recurso interessante que o Virtual Vision oferece durante a navegação do Windows, é a verificação automática da existência de barras de progresso em janelas. Sempre que você estiver em uma janela onde um determinado procedimento estiver sendo executado e uma barra de progresso (objeto que informa a porcentagem concluída de um processo) estiver sendo atualizada, você será informado da porcentagem mostrada desde que o sistema esteja ocioso (ou seja, desde que você esteja apenas esperando, sem pressionar nenhuma tecla).

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.