Selecionando objetos e áreas na tela

Para criar condições avançadas de ativação, detecção de objetos e comandos você precisará selecionar objetos de referência na tela conforme será explicado nos tópicos seguintes.

Para isso, você terá nas janelas de edição de mapeamentos um botão chamado “Selecionar um objeto na tela”. Ao pressioná-lo, a janela de edição será minimizada e você irá para a janela do aplicativo que está mapeando. A partir daí você encontrará algumas teclas de comando para identificar o objeto que deseja usar como referência para a condição editada. São elas:

  • Ctrl + Alt + S: selecionar objeto sob o cursor do mouse.

  • Ctrl + Alt + F: selecionar objeto em foco.

  • Ctrl + Alt + A: adiciona o objeto sob o cursor do mouse como âncora de posição.

  • Ctrl + Alt + D: adiciona objeto em foco como âncora de posição.

  • Ctrl + Alt + L: limpa as âncoras de posição.

  • Ctrl + Alt + I: fala instruções para seleção de objetos.

  • Ctrl + Alt + C: cancela a seleção do objeto.
As âncoras de posição servem para definir a posição de um objeto relativa a outros objetos. Isso é importante nas janelas onde os objetos podem mudar de tamanho, pois nelas você não saberá qual será a posição exata do objeto que quer mapear. Neste caso, adicione cada objeto que varia de tamanho e que esteja à esquerda ou acima do objeto que deseja mapear como âncora de posição.

Ao selecionar o objeto que deseja mapear, a posição dele será guardada pelo mapeamento como uma série de deslocamentos relativos às âncoras que você identificou e não a posição absoluta do objeto em relação à janela. Assim, mesmo que os objetos acima ou à esquerda do objeto mapeado variem de tamanho, o objeto continuará a ser identificado corretamente.

Note que para completar a seleção do objeto, você terá sempre que usar o comando Ctrl + Alt + S para selecionar o objeto sob o cursor do mouse ou então o comando Ctrl + Alt + F para selecionar o objeto em foco.

A lista de comandos para seleção de objetos também será falada quando você pressionar o botão “Instruções para seleção de objetos”, ao lado do botão “Selecionar um objeto na tela”.

Ao selecionar um objeto na tela, a fórmula para identificação deste objeto será automaticamente preenchida pelo Virtual Vision e mostrada na tela. Não mexa nessa fórmula, a menos que saiba o que está fazendo.

Ao lado da caixa de texto com a fórmula para identificar o objeto, você terá o botão “Calcular”, que ao ser pressionado calculará e falará o objeto ao qual a fórmula se refere (este botão só ficará disponível quando um objeto tiver acabado de ser selecionado).

Além disso, você terá nas janelas de edição de condições para detecção de objetos e comandos, a opção de selecionar uma área da tela, cujo texto deverá ser falado quando um determinado objeto for detectado ou quando um comando for disparado.

Pressionando o botão “Selecionar área na tela”, você poderá identificar a área a ser falada usando também alguns comandos:
  • Ctrl + Alt + P: seleciona texto na posição atual do cursor do mouse, relativo à janela.

  • Ctrl + Alt + T: seleciona texto na posição atual do cursor do mouse, relativo ao objeto mapeado.

  • Ctrl + Alt + L: seleciona a linha inteira que contém o texto sob o cursor (a linha inteira compreende desde a margem esquerda até a margem direita do objeto em foco, e não apenas a área horizontal utilizada pelo texto selecionado).

  • Ctrl + Alt + A: marca posição inicial relativa à janela.

  • Ctrl + Alt + O: marca posição inicial relativa ao objeto mapeado.

  • Ctrl + Alt + B: marca posição final.

  • Ctrl + Alt + I: fala instruções para seleção de mensagens na tela.

  • Ctrl + Alt + C: cancela a seleção.
Note que ao usar o comando para selecionar o texto na posição do cursor do mouse, você estará indicando que o Virtual Vision deverá falar toda a linha de texto que intercepta este ponto.

Já usando os comandos de marcação de posição inicial e final, você determina o retângulo da tela que deverá ser lido.

Prefira usar a marcação de posição relativa ao objeto mapeado caso o objeto possa variar de posição na tela.

Uma opção encontrada logo abaixo do botão “Selecionar área da tela”, denominada “Usar clipping de linha ao recuperar áreas da tela”, restringe a captura do texto exatamente às bordas, esquerda e direita, determinadas pelo usuário, ao invés de capturar todo o texto que cruze o retângulo definido pelos comandos Ctrl + Alt + A e Ctrl + Alt + B (ou seja, apenas o texto que estiver dentro do retângulo será falado, mesmo que o texto tenha começado antes do retângulo definido pelo usuário).

Mapeamento baseado na posição do cursor do mouse ou do objeto em foco: algumas vezes você pode querer mapear não a posição fixa de um objeto (relativa à janela), mas uma posição relativa ao objeto em foco (qualquer que seja ele no momento em que um mapeamento for acionado) ou à posição atual do cursor do mouse - nesse caso você deve editar a fórmula de seleção de objeto. Use as letras M para se referir à posição do cursor do mouse, E para se referir à posição horizontal esquerda do objeto em foco, D para se referir à posição horizontal direita do objeto em foco, A para se referir à posição vertical superior do objeto em foco e X para se referir à posição vertical inferior do objeto em foco. Note que as fórmulas são dadas da seguinte maneira Obj (posição horizontal em pixels, posição vertical em pixels). Exemplos de como criar fórmulas:
  • A fórmula Obj(m+10,m+20) selecionará o objeto que está 10 pixels à direita e 20 pixels abaixo do cursor do mouse (a letra M será substituída pelas coordenadas do cursor do mouse no momento em que o mapeamento for executado).

  • A fórmula Obj(E-10, A-20) selecionará o objeto que está 10 pixels à esquerda do objeto em foco e 20 pixels acima.

  • A fórmula Obj(D+10, X+20) selecionará o objeto 10 pixels à direita do objeto em foco e 20 pixels abaixo.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.