Como criar um mapeamento

Há duas formas de criar um mapeamento: através do comando de mapeamento expresso do objeto sob o mouse ou através do painel de controle.

Estes dois métodos serão descritos nos tópicos seguintes.

  • Criando um mapeamento expresso do objeto sob o cursor do mouse

    Esta é a forma mais fácil de criar um mapeamento caso você queira determinar uma mensagem a ser falada quando um objeto não acessível (objeto para o qual o Virtual Vision não fala nenhum nome) for focalizado ou deseja que ele execute uma ação com o mouse.

    Para fazer isso, basta seguir alguns passos muito simples:
    1. Posicione o cursor do mouse no centro do objeto que você deseja mapear. Para isso, se o objeto já estiver focado, apenas pressione a tecla Num 4 para posicionar o cursor sobre ele. Se o objeto não puder ser focalizado com o uso da tecla Tab, você provavelmente precisará da ajuda de alguém que enxergue para posicionar o cursor do mouse sobre ele.

    2. Pressione a tecla Alt + Num * para fazer o mapeamento deste objeto.

    3. Na janela que se abrirá selecione as opções desejadas:

    • Identificar objeto com nome específico: marcando essa opção se abrirá um campo de edição para você digitar o “título” desse objeto. Sempre que esse objeto for focalizado o Virtual Vision falará esse “título”.

    • Ação: Executar uma ação sobre este objeto ao pressionar uma tecla de atalho: marcando essa opção se abrirá uma caixa de texto e o Virtual Vision falará “Tecla de Atalho para Executar Ação:”. Pressione o conjunto de teclas que serão atribuídas como comando para essa ação. Com o Tab você encontrará “Ação: Ação Desejada ao Pressionar Tecla de Atalho:”. Selecione a ação que deseja entre as opções abaixo:

    A) Clique: efetua um clique com o botão esquerdo do mouse.

    B) Duplo clique: efetua um duplo clique com o botão esquerdo do mouse.

    C) Clique com Botão Direito: efetua um clique com o botão direito do mouse.

    D) Colocar Cursor do mouse sobre o Objeto: Apenas posiciona o cursor do mouse na posição do objeto.

    E) Focalizar: Apenas focaliza o objeto.

    F) Falar Informações Gerais do Objeto: Fala as informações do objeto.

    G) Falar Texto Contido na Área do Objeto: Fala o texto do objeto.

    H) Falar Nome do Objeto: fala o nome do objeto.

    I) Falar Valor do Objeto: fala o valor contido no objeto.

    J) Falar Descrição do Objeto: fala as descrições do objeto.

    Pronto, agora sempre que você retornar a esta janela e focalizar este objeto, a mensagem que você especificou será falada caso você tenha selecionado a opção “Identificar objeto com um nome específico”. Ou caso tenha adicionado um comando marcando a opção “Ação: Executar uma ação sobre este objeto ao pressionar uma tecla de atalho” pressionando o comando que você criou, o Virtual Vision deverá executar a ação que você escolheu.

    Se este for o primeiro mapeamento que você estiver fazendo para esta janela, o Virtual Vision terá criado um novo mapeamento cujo nome será o próprio nome da janela. Você poderá editá-lo a qualquer momento selecionando-o na lista de mapeamentos do painel de controle e pressionando a tecla Enter ou o botão “Editar”.


  • Criando um mapeamento através do painel de controle

    A outra forma de criar mapeamentos é através do painel de controle do Virtual Vision. Com este método você pode criar qualquer tipo de mapeamento, não só de detecção de objetos, mas também mapeamentos de comandos.

    Para fazer isso, siga os seguintes passos:
    1. Ative a janela que deseja mapear.

    2. Chame o painel de controle do Virtual Vision (usando a tecla Ctrl + Num 0).

    3. Abra o menu “Avançado” com o Alt + O, procure a opção “Mapeamentos” e pressione Enter.

    4. Na janela que se abrirá procure o botão “Criar novo mapeamento para a janela em uso...” e pressione Enter.

    5. Será mostrada então a janela de edição de mapeamento com algumas propriedades básicas já preenchidas para identificar a janela em uso, mas que você também poderá editar.
    O nome padrão do mapeamento criado será o nome da janela. Você pode também especificar o nome do pacote do qual o mapeamento fará parte (leia mais sobre isso em “Agrupamento de mapeamentos em pacotes”), além de uma pequena descrição para o mesmo.


  • Condições de ativação

    O próximo passo será especificar as condições de ativação para este mapeamento. Para isso, selecione a página “Condições de ativação”.

    As condições de ativação definem as regras para que o mapeamento entre em uso. Estas regras podem ser de três tipos: você pode especificar um texto que deve aparecer no título da janela, um texto que deve aparecer no nome da classe da janela (pode-se definir se o texto indicado deve ser exatamente igual, deve ser o início ou deve apenas estar contido na classe ou nome da janela), e/ou condições sobre objetos que devem existir na janela e ter determinadas características para que o mapeamento seja ativado.

    As condições padrão de ativação serão dadas pelo nome e classe da janela atual, campos que são preenchidos automaticamente quando você cria um novo mapeamento para a janela em uso. Isso significa que normalmente você não precisará definir as condições de ativação manualmente.

    As condições avançadas sobre objetos permitem que o mapeamento seja ativado apenas quando a janela possuir determinados objetos com determinadas características. Isso permite que você crie diferentes mapeamentos para uma mesma janela, e cada um deles será ativado dependendo de como a tela estiver configurada (leia mais sobre isso no tópico “Criando condições avançadas de ativação”).

    Importante

    Quando você quiser adicionar novas detecções de objetos ou comandos para a mesma janela, não crie novos mapeamentos (a menos que precise especificar regras de ativação avançadas diferentes). Vá até a janela que deseja mapear, acione a lista de mapeamentos para a janela atual (comando Ctrl + Num *), selecione o mapeamento já existente e pressione a tecla Enter para editá-lo. Na janela de edição você poderá então criar novos itens de detecção de objetos ou novos comandos.

    Apenas um mapeamento pode estar ativo para uma janela, portanto, se você criar vários mapeamentos diferentes para a mesma janela sem que eles possuam condições de ativação distintas, apenas um deles acabará sendo usado e os demais serão ignorados.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.