Gerenciamento de layout para teclas de controle

Um layout de teclas de controle é o conjunto das teclas de controle usadas para comandar o Virtual Vision.

Na opção “Teclas de Comando e Controle” que está dentro do menu “Avançado”, você encontra uma lista para seleção do layout de teclas de controle.

Este recurso permite que você crie diversas configurações de teclas de controle e selecione a mais adequada para cada situação. Você pode ter, por exemplo, o layout de teclas “Normal” para usar o Virtual Vision com um teclado comum e pode criar um layout “Notebook” substituindo as teclas de controle do teclado numérico por outras mais adequadas ao tipo de teclado de um notebook.

Através dos botões abaixo desta lista você pode criar, carregar, excluir ou editar o layout selecionado. Obviamente, apenas um layout pode estar ativo. Para ativar um layout da lista, selecione-o e pressione a barra de espaço.

Edição de Layouts de Teclas de Controle

Ao criar ou editar um layout de teclas de controle, surgirá a janela de edição correspondente. Nela você deverá especificar um nome para o seu layout de teclado (normalmente o mesmo nome do arquivo) e definir suas teclas de controle.

A lista de comandos é dividida em duas partes: Comandos e Teclas do Mouse. Selecionando “Comandos”, você pode definir as teclas para os comandos do Virtual Vision. Selecionando “Teclas do Mouse”, você define as teclas a serem usadas para controle do mouse quando o modo de teclas do mouse estiver ligado (leia mais sobre isso no tópico “Rastreamento do Mouse e comandos relacionados”).

Para atribuir teclas aos comandos, basta selecionar um comando na lista e pressionar a combinação de teclas que você deseja para ativá-lo. As combinações de teclas podem conter as teclas Shift, Ctrl, Alt e Windows. Teclas simples como “A”, “B”, “C”, etc. não são permitidas, como teclas de controle, quando estiverem sozinhas ou acompanhadas apenas de Shift.

Tome cuidado para não indicar teclas de controle que podem ser utilizadas de forma global por outras aplicações do Windows. Se isto acontecer, terá o domínio da tecla o programa que for iniciado primeiro e isso pode ocasionar conflitos.

Se você tentar definir a mesma tecla de controle para dois comandos diferentes, o Virtual Vision lhe alertará.

Na janela de edição, você tem ainda a possibilidade de carregar e gravar arquivos de layout de teclas, limpar todas as teclas associadas aos comandos listados, e carregar o layout de teclado atualmente em uso como base para alterar apenas algumas de suas teclas.

É permitido que você deixe comandos sem uma tecla associada, mas neste caso você não poderá usar esses comandos de nenhuma outra maneira.

O Virtual Vision possui um comando para ativar e desativar temporariamente as teclas de controle em uso. Isto é feito pressionando CTRL + ALT + SCROLL LOCK. Desta forma, se você estiver usando o layout de teclas normal do Virtual Vision e precisar usar o teclado numérico temporariamente para digitar, basta usar este comando para desativar as teclas de controle e voltar a usá-lo quando terminar.

IMPORTANTE

Da mesma forma como ocorre com as configurações de opções, é possível a existência de layouts de teclado exclusivos para aplicações específicas. Você define um layout de teclas específico para uma aplicação através de um mapeamento (leia mais sobre isso no tópico “Mapeamentos” deste manual). De modo geral, um mapeamento é válido apenas para uma janela, quando você entrar nesta janela o layout específico será ativado automaticamente e, quando sair dela, será ativado o layout global que estiver indicado na lista de layouts do painel de controle.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.