Seleção de sintetizadores de voz

O Virtual Vision permite que você trabalhe usando dois sintetizadores de voz diferentes ao mesmo tempo:

- Sintetizador para navegação no Windows: especifica qual o sintetizador de voz falará informações sobre janelas e objetos conforme você navega por janelas do Windows.

- Sintetizador para leitura de textos: especifica qual sintetizador de voz será usado para falar textos conforme você navega por eles através das setas ou pede a leitura do texto inteiro usando o comando Ctrl + Num Ponto.

Ambas as listas de sintetizadores mostram todos os sintetizadores de voz compatíveis com o Virtual Vision que estiverem instalados no sistema. O Virtual Vision já vem com dois sintetizadores de voz em português (o MicroPower DeltaTalk com voz masculina e feminina); Outros sintetizadores de voz instalados no sistema, que atendam ao padrão SAPI 5.1/5.3/5.4, também serão listados automaticamente. A Microsoft disponibiliza gratuitamente para download em seu site vozes naturais em diversos idiomas (inclusive português brasileiro). Estas vozes poderão ser usadas no Virtual Vision apenas se você possuir o Windows Vista, Windows 7 ou superior. Para chegar a esta página de download execute o menu de instalação do Virtual Vision, pressione a tecla V e siga as instruções.

Troca rápida

Usando o comando Ctrl + Alt + Num /, você terá acesso à janela de troca rápida de sintetizador para leitura de textos. Basta selecionar um novo sintetizador na lista, pressionar a tecla Enter e a leitura de textos passará a ser feita por este sintetizador.

Este comando é útil especialmente quando você precisar alternar constantemente entre sintetizadores de voz para ler textos de diferentes idiomas.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.