Utilização das listas de links, botões e frames

Os comandos de listagem de links, botões e frames de uma página são extremamente interessantes para agilizar a navegação em páginas Web.

Para acionar estas listas, você precisa estar dentro de uma página web e usar os seguintes comandos:

  • Ctrl + 5: para mostrar a lista de links e botões da página.
  • Alt + 5: para mostrar a lista de frames da página.

Ao acionar a lista de links e botões, os links e botões de todos os frames que compõem a página atual serão pesquisados e mostrados.

Janela de lista de links e botões
Na janela da lista de links e botões você terá à sua disposição algumas opções:
  • Você pode determinar a ordenação dos links: em ordem de aparição na página ou em ordem alfabética.

  • Marcando a opção “Excluir links não identificados”, todos os links que não possuírem nomes (gráficos sem descrição, por exemplo) serão excluídos da lista. Caso contrário, estes links aparecerão na lista com o nome “[Não identificado]”.

  • Você tem ainda a opção de filtrar os links da lista, podendo mostrar todos eles, apenas os links que você ainda não visitou ou apenas os links que você já visitou (este recurso só está disponível para Internet Explorer 5.5 ou superior).

  • Uma nova opção é listar links e botões, apenas links ou apenas botões.

  • Outra opção é de listar apenas os links e botões visíveis.

  • O campo “Filtrar Itens com o Texto” permite que você filtre a lista de links, mostrando apenas itens que contenham o texto que você digitou.

  • Você pode ainda determinar como localizar itens dentro da lista. Normalmente, ao digitar uma letra na lista, será localizado o primeiro item que começa com esta letra. Porém, se você ligar a opção “Usar Busca Incremental ao Digitar na Lista”, será procurado o texto que você está digitando. Por exemplo, ao digitar as letras “n” e “o”, será procurado o primeiro item que comece por “no”; com a opção desligada, seria primeiro procurado o primeiro item começado por “n” e depois o primeiro item começado por “o”. Após cerca de 3 segundos sem digitar, a busca incremental é resetada e voltará a procurar pela primeira letra.

Ao selecionar um link ou botão da lista, você pode pressionar Enter ou o botão “Abrir este link” para abrir a página de destino deste link no browser. Ou então, pressionar Shift+Enter ou o botão “Focar este link” para tornar este link ou botão o elemento em foco no browser (isto permite, por exemplo, que você continue a navegar na página a partir da posição deste link).

A lista de links é um recurso que também funciona com o Browser Firefox.

Note que ao abrir a lista de links, nem todos os links estarão listados imediatamente. A busca de links da página ocorre em segundo plano e mais itens serão adicionados à lista conforme forem encontrados na página. Para saber se esta busca terminou e todos os links já estão listados, pressione o comando Num 9 para ler a barra de status da lista de links.

Janela de lista de frames
A janela da lista de frames é bem mais simples.
Nela você encontrará apenas uma lista com os nomes dos frames da página atual. Ao selecionar um item você pode pressionar Enter ou o botão “Ir para Frame” para focalizar o início deste frame na página e poder navegar a partir desta posição.

Para sair da lista de links ou da lista de frames, pressione a tecla ESC ou o botão “Fechar”.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.