Formas de navegar em uma página web

O Virtual Vision oferece uma série de maneiras diferentes para ler páginas Web ou navegar através delas.

O Virtual Vision agora permite a navegação na internet utilizando os browsers Internet Explorer, Google Chrome (versão 22 ou superior) e Mozilla Firefox (versão 15 ou superior). Note, porém, que alguns recursos de navegação têm funcionamento restrito ao Internet Explorer.

Leitura da página inteira
Com o comando Ctrl + Num Ponto, você terá todo o conteúdo da página lido de uma só vez.

Leitura sincronizada
Usando o comando Ctrl + Num /, serão lidos todos os elementos da página um a um a partir da posição atual. Ao pressionar a tecla Ctrl, a leitura sincronizada será interrompida, o elemento em foco será o elemento que estava sendo falado e o Virtual Vision lhe dirá todas as informações deste elemento (nome, tipo e propriedades).

Navegação elemento a elemento
A navegação elemento a elemento em uma página web pode ser feita utilizando os comandos Num 1 (elemento anterior) e Num 2 (próximo elemento) ou então usando as setas para cima e para baixo.

O uso das setas é mais intuitivo, porém torna necessário o uso de alguns artifícios quando você chegar a alguns elementos que utilizam as setas para cima e para baixo eles próprios, como listas, caixas combinadas e caixas de texto. Ao chegar a um elemento que requer o uso das setas, o Virtual Vision lhe avisará que você deve pressionar a tecla Enter para entrar em modo de edição. Ao fazer isso, você poderá usar as setas livremente para controlar este elemento ao invés de navegar pela página. Para sair do modo de edição e continuar navegando pela página, basta pressionar a tecla ESC.

O uso das setas para cima e para baixo na navegação de páginas web vem ativado nas configurações padrão. Entretanto, você pode ligar ou desligar este recurso através da opção “Usar setas para navegar em páginas web” que se encontra no grupo “Cursor Virtual e Internet Explorer” dentro do menu “Navegação no Windows” do painel de controle. Caso este recurso seja desativado, você ainda poderá usar os comandos Num 1 e para executar a navegação elemento a elemento.

Navegação por focalização
Utilizando a tecla TAB você pode percorrer os elementos focalizáveis de uma página Web um a um. Os elementos focalizáveis são links, elementos de formulário como caixas de texto, caixas combinadas, caixas de opção, e outros. Note que textos que não façam parte de links não podem ser focalizados e, portanto, serão pulados conforme você pressiona TAB. Muitas vezes pode ser interessante utilizar a navegação elemento a elemento em conjunto com a navegação por focalização: você vai até o ponto em que tem interesse na página utilizando a tecla TAB (o que será bem mais rápido do que ir até lá navegando elemento a elemento) e a partir de lá utiliza os comandos de navegação elemento a elemento para poder ler tudo que se encontra naquela parte da página.

Utilização do comando “Localizar”, do Internet Explorer
Você poderá utilizar o comando “localizar” do Internet Explorer (acionado com as teclas Ctrl + F) para procurar por um texto na página atual. Ao fazer isso, quando você sair da janela de localizar o Virtual Vision automaticamente posicionará o seu cursor virtual no objeto que contém o texto localizado e fará sua leitura. Você poderá continuar a navegação a partir deste ponto usando as setas normalmente.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.