LENDO, EXCLUINDO, RESPONDENDO OU ENCAMINHANDO UMA MENSAGEM DE E-MAIL

Para ler as mensagens recebidas, posicione-se na lista de mensagens da pasta Caixa de Entrada.

Execute o comando do Virtual Vision para ler a barra de status do Outlook Express (9 do teclado numérico) para saber quantas mensagens você recebeu. Na lista de mensagens, utilize as setas para cima ou para baixo para navegar pelas mensagens recebidas.

A cada mensagem selecionada, será falado inclusive o nome do remetente da mensagem e caso deseje ouvir mais informações, execute o comando do Virtual Vision para obter as propriedades do controle atualmente focado (+ do teclado numérico).

Após selecionar uma entre as mensagens existentes, siga as instruções abaixo para ler o seu conteúdo:

  • Tecle uma vez o Tab para focalizar o painel de visualização.
  • Pressione Ctrl + A para selecionar o conteúdo da mensagem.
  • Por último, execute o comando equivalente do Virtual Vision para ler o texto selecionado (. "ponto" Do teclado numérico) e para retornar à lista de mensagens, pressione Shift + Tab.

Caso além do conteúdo você deseje ler também as informações do cabeçalho da mensagem, ao selecioná-la na lista pressione diretamente o (. "ponto" do teclado numérico) que será falado o remetente da mensagem, a lista de destinatários, o assunto etc.

Caso após ler uma mensagem você deseje excluí-la, basta pressionar a tecla Delete com a mensagem selecionada na lista de mensagens e ela será enviada para a pasta Itens Excluídos.

Para apagar definitivamente uma mensagem sem que ela vá para a pasta Itens Excluídos, após selecioná-la na lista de mensagens pressione simultaneamente as teclas Shift + Delete e como resposta à pergunta que lhe for apresentada na caixa de diálogo, confirme pressionando Enter no botão Sim (para alternar entre o botão Sim e Não, utilize a tecla Tab). Para Responder a uma mensagem após selecioná-la na lista de mensagens, siga as instruções abaixo:

  • Pressione a tecla (Alt da esquerda) para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Mensagem.
  • Desça com a seta até o item Responder ao remetente e tecle Enter para abrir a janela de edição (a tecla de atalho que corresponde a esta ação é Ctrl + R).
  • Posicionado na área de edição do corpo da mensagem, redija normalmente a sua resposta e em seguida a envie seguindo as instruções conforme foi apresentado no texto anterior.

Caso a mensagem selecionada também tenha sido enviada para outros destinatários e você deseje que a sua resposta seja lida por todos que a receberam, no menu Mensagem desça até o item Responder a todos e pressione Enter para abrir a janela de edição (a tecla de atalho correspondente a esta ação é Control + Shift + R).

Redija a sua resposta e a envie. Estando na área de edição do conteúdo de uma mensagem, para retornar aos outros campos como Assunto, CC e Para, você deverá pressionar simultaneamente as teclas Shift + Tab.

Após ter selecionado e lido uma determinada mensagem, caso você deseje encaminhá-la para outros destinatários, siga os passos descritos abaixo:

  • Pressione a tecla (Alt da esquerda) para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Mensagem.
  • Desça com a seta até o item Encaminhar e tecle Enter para abrir a janela de edição (a tecla de atalho que corresponde a esta ação é Ctrl + F) e O foco do cursor será posicionado no campo Para.
  • Informe o endereço do destinatário ao qual deseja encaminhar a mensagem e tecle Tab.
  • No campo CC informe os demais destinatários caso haja e pressione Tab para acessar o campo Assunto.
  • Caso deseje, altere o assunto da mensagem e pressione mais uma vez a tecla Tab.
  • Por fim, caso julgue necessário, digite algum comentário referente à mensagem que está encaminhando e a envie.

Pressione ENTER para retornar a página anterior Pressione ENTER para retornar ao Menu do Outlook Express Pressione ENTER para avançar para a próxima página