ABRINDO E CONFIGURANDO O Outlook Express

Ao ser instalado geralmente é inserido um ícone do Outlook Express na área de trabalho do computador e para abri-lo, basta selecionar este ícone e pressionar o Enter.

Caso não haja um ícone do Outlook Express disponível na sua área de trabalho, siga estas instruções:

  • Acesse o menu Iniciar teclando Control + Esc.
  • Desça com a seta até o item referente à lista de programas.
  • Pressione uma vez a seta para a direita.
  • Desça com a seta até localizar o item Outlook Express e em seguida, pressione Enter para abri-lo.

O Outlook Express ao ser aberto pela primeira vez após ter sido instalado, apresentará um assistente para que você configure a sua conta de e-mail.

Para isso, você deverá ter obtido do seu provedor de acesso ou do administrador da sua Rede informações como: O seu endereço de e-mail, o endereço do servidor de saída (POP3) e de entrada (SMTP), o nome da conta e a sua senha de acesso. Com estes dados em mãos, preencha as informações solicitadas pelo assistente, conforme a descrição abaixo:

  • Primeiramente informe um nome para exibição (este nome será apresentado para os seus destinatários) e pressione o botão Avançar.
  • Digite o seu endereço de e-mail e pressione o botão Avançar.
  • Informe o endereço do servidor de entrada de e-mails (POP3) e pressione Tab.
  • Informe o endereço do servidor de saída de e-mails (SMTP) e pressione o botão Avançar.
  • Entre com o nome da conta e pressione o Tab.
  • Digite a sua senha e na seqüência, pressione o botão Avançar.
  • Por último, pressione o botão Concluir e pronto, a sua conta de e-mail já está configurada.


Para configurar uma outra conta posteriormente, você deverá seguir estes passos:

  • Pressione o Alt da esquerda para acessar a barra de menus.
  • Desloque com a seta para a direita até o menu Ferramentas (o atalho para abrir diretamente este menu é Alt + F).
  • Desça com a seta até o item Contas e pressione Enter para abrir a janela de gerenciamento das contas de Internet.
  • Estando posicionado na guia E-mail, tecle Tab até o botão Adicionar e aperte a Barra de Espaços.
  • Caso o assistente para configuração da conecção não tenha sido aberto automaticamente, pressione em seguida a tecla Enter e preencha as informações solicitadas pelo assistente conforme o descrito acima.

Após ter concluído o processo de configuração de suas contas de e-mail, agora você já pode fazer algumas personalizações no Outlook Express.

Para isso, acesse o menu Ferramentas (atalho Alt + F), desça com a seta até o item Opções e tecle Enter para abrir a janela.

A janela de Opções está dividida em guias, onde inicialmente é focalizada a primeira opção de configuração da guia Geral.

Para alternar entre as guias, pressione uma vez as teclas Shift + Tab e com o uso das setas para a direita ou para a esquerda você consegue mudar de uma guia para outra.

Após selecionar uma entre as guias disponíveis, para navegar pelas suas opções de configuração, utilize a tecla Tab para avançar pelos controles e Shift + Tab para retornar.

No final de cada guia existe um botão OK para confirmar as alterações e sair da janela, o botão Cancelar para simplesmente sair e o botão Aplicar que confirma as alterações, mas não fecha a janela (Este último botão somente é habilitado caso tenha ocorrido alguma alteração nas opções disponíveis).

Observe algumas das configurações que podem ser realizadas na guia Geral:

  • Na inicialização, ir direto para a pasta 'Caixa de entrada': Com esta opção marcada, sempre que o Outlook Express for aberto, o foco será dado automaticamente na Caixa de Entrada, facilitando a leitura de novas mensagens.
  • Tocar um som quando uma mensagem nova chegar: Com esta opção marcada, caso você tenha configurado um arquivo de som referente a esta opção nas configurações de som do Painel de Controles do Windows, sempre que receber uma nova mensagem, este som será tocado.
  • Enviar e receber mensagens na inicialização: Caso esta opção seja marcada, toda vez que o Outlook Express for aberto, automaticamente será executado o procedimento de envio e recebimento de mensagens.
  • Verificar se há novas mensagens a cada: Esta opção é interessante para usuários que recebem uma grande quantidade de e-mails e que ficam por muito tempo conectados à Internet, pois com ela marcada, é habilitada uma caixa de texto na seqüência, onde você deve informar a cada quantos minutos o Outlook Express deve executar o procedimento para o recebimento de novas mensagens (Para que esta opção surta efeito é necessário que mesmo sem estar utilizando o Outlook Express, você o mantenha aberto em segundo plano).

Existem uma série de outras possibilidades de personalizações no Outlook Express e com certeza ao longo do tempo de utilização deste aplicativo, você vai sentir a necessidade de explorá-las.

Pressione ENTER para retornar a página anterior Pressione ENTER para retornar ao Menu do Outlook Express Pressione ENTER para avançar para a próxima página