MICROINFORMÁTICA

PORTÁTEIS

NOTEBOOKS:

A maioria deles trazem processadores de última geração, um espaço bem maior no winchester, drive de CD-ROM de alta velocidade, tela com tamanho bem próximo dos desktops e periféricos diferenciados. Por conta dessa tecnologia, eles tem conquistado mercados mais abrangentes e não somente à executivos que necessitam de portabilidade.

Conforme o modelo podem ter velocidade de 100 MHz a 400 MHz, inclusive alguns com Pentium II ou MMX. Disco rígido com até 5 GB. Os periféricos dão capacidade ao notebook de executar tarefas multimídia e recursos para comunicação, como alto-falantes, microfones embutidos, drives de CD-ROM de até 20x ou ainda drive de DVD-ROM intercambiável com o de CD. Alguns podem ter embutida minicâmera para videoconferência. A placa fax/modem também está disponível nos atuais. A memória chega a 32 MB. Possuem ainda conectores PC Card, cartões que permitem acrescentar um modem, um segundo disco rígido, ou aumentar a memória do portátil.

HANDHELDS:

Conhecidos também como Palmtops ou PDAs (Personal Digital Assistant), esses micros de mão ou de bolso, fazem parte de outra família de equipamentos portáteis. São bem menores, leves e compactos, possuindo vários dos recursos oferecidos por um notebook, apresentando além do tamanho, preço reduzido. Oferecem desempenho, funcionalidade e portabilidade.

Trabalha-se com agenda, calculadora, programas reduzidos que possibilitam criar textos, planilhas de dados e permitem enviar e receber dados, como e-mail na Internet, conectar-se à grande rede e enviar fax. A maioria dos modelos vem com o sistema operacional Windows CE e trabalha com memória de 4 a 8 MB.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSES PEQUENOS NOTÁVEIS:

Podem ser de vários modelos e auxiliam muito os usuários, pois são fáceis de transportar. Possuem configuração típica semelhante aos computadores de mesa (desktops). Nos portáteis a maioria dos componentes foi compactada, como a tela plana de cristal líquido.

Quando comparados com os outros modelos, apresentam dimensões reduzidas, o que possibilita colocá-los dentro de uma pasta ou ainda no bolso. Possuem uma bateria que permite o uso por algumas horas sem energia externa e pode tornar a memória principal contínua, enquanto energizada pela bateria.

Esses portáteis são fáceis de transportar, confortáveis para uso, mas têm sempre que acompanhar a tecnologia oferecida aos computadores de mesa, sendo flexíveis, para que se possa obter deles os mesmos recursos.

Os Notebooks atuais têm acompanhado esse crescimento do mercado, tendo praticamente o mesmo poder de processamento, a mesma qualidade de imagem e recursos de conexão à redes ou a Internet. O que diferencia bastante é o preço desses pequenos, são bem mais caros, pois pode-se obter deles o que os outros oferecem, num tamanho bem menor.

 

Pressione ENTER para retornar a página.Pressione ENTER para retornar ao Menu InicialPressione ENTER para avançar a página.