COMO FUNCIONA O Windows
Parte 1

Se você for um iniciante no ambiente Windows, esta seção será de fundamental importância. Ela explica conceitos básicos para que você possa trabalhar com o Windows. Entretanto, se você já estiver familiarizado com o Windows, não será necessário ouví-la.

No ambiente Windows você realiza seus trabalhos em áreas retangulares da tela, as quais chamamos de janelas. Estas janelas aparecem sempre sobre uma área de fundo chamada Área de Trabalho. Cada janela possui diversos componentes, que chamamos de Controles. Os Controles podem ser botões, áreas de texto, caixas de verificação, etc. Utilizando as teclas Tab e Shift Tab, você pode selecionar cada um dos Controles de uma janela, e o Virtual Vision lhe dirá o Controle que está selecionado .

Segue um resumo dos principais elementos e terminologias do Windows:

O que é o Botão Iniciar?

O Botão Iniciar é, provavelmente, o Controle mais importante do Windows. Quando você ativa este botão, as opções do Menu Iniciar ficam disponíveis, e através delas você poderá executar qualquer aplicação em seu PC. Na verdade, praticamente tudo que você queira fazer em seu computador pode ser feito a partir do Menu Iniciar.

O Botão Iniciar (e consequentemente o Menu Iniciar) pode ser acessado a partir de qualquer lugar no Windows. Para isso, basta pressionar as teclas Control e ESC simultaneamente. Uma vez estando nele, você poderá selecionar uma de suas opções pressionando as teclas para cima e para baixo. Quando um item tiver um submenu (o que será dito pelo Virtual Vision), você poderá entrar neste submenu pressionando Enter ou voltar ao menu anterior pressionando ESC. Para executar uma opção do Menu Iniciar, basta pressionar a tecla Enter após selecionar a opção desejada.

Além das janelas, a área de trabalho contém pequenos desenhos (ícones) que representam atalhos para determinadas aplicações (tais como seu processador de textos ou editor de planilhas).

Comutando entre tarefas abertas

Ao contrário do MS-DOS, no ambiente Windows você pode executar mais de um programa (uma tarefa) ao mesmo tempo. A capacidade de comutar entre tarefas concorrentes é chamada de multitarefa. Pressionando as teclas Alt e Tab simultaneamente, surgirá a janela de troca de tarefas. Devemos continuar pressionando a tecla Tab mantendo a tecla Alt sempre apertada até ouvir o nome do programa que deseja ativar. Quando isso acontecer, basta soltar as teclas e a tarefa escolhida será ativada.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.