CORREÇÃO ORTOGRÁFICA

Após ter editado os dados da sua planilha no Excel, antes de formatá-la é interessante realizar uma verificação ortográfica para a detecção de possíveis erros.

O Excel carrega na memória um dicionário e compara as palavras digitadas, marcando-as como não reconhecidas. Embora seja um recurso bastante interessante, não dispensa um boa revisão de texto digitado, pois o Excel só reconhecerá as palavras que estiverem incluídas em seu dicionário, não marcará como incorretas as palavras que foram incluídas com grafia errada, nem tão pouco marcará como incorretas as palavras que estiverem em contexto errado.

Para executar a correção ortográfica, posicione o cursor na primeira célula (A1) e realize o procedimento descrito abaixo:

Acionar o Menu Ferramentas e escolher a opção verificar ortografia ou utilize a tecla de atalho F7 para localizar a palavra errada que encontra-se grifada,

Descrição dos controles da janela de correção ortográfica:

  • Não consta no dicionário - Nesta caixa de texto, será exibido inicialmente o erro encontrado e posteriormente a correção selecionada na lista de sugestões.
  • Sugestões - Nesta lista são apresentadas as possíveis sugestões para a correção do erro detectado (ao abrir a janela, este controle recebe o foco do cursor).
  • Idioma do dicionário - Nesta caixa combinada estão disponíveis outros idiomas além do Português do Brasil, para serem aplicados à correção ortográfica caso seja necessário.
  • Ignorar uma vez - Pressionando este botão o erro detectado será ignorado até a sua próxima ocorrência na planilha.
  • Ignorar tudo - Pressionando este botão serão ignoradas todas as ocorrências do erro apresentado.
  • Adicionar ao dicionário - Caso você tenha certeza de que a palavra apresentada como erro está correta, pressione este botão para que esta palavra seja incluída ao dicionário.
  • Alterar - Pressionando este botão, o erro apresentado será substituído pela sugestão selecionada na lista de sugestões.
  • Alterar todas - Pressionando este botão, todas as ocorrências do erro apresentado serão substituídas pela correção indicada.
  • AutoCorreção - Pressionando este botão, o erro será substituído pela primeira sugestão apresentada pelo corretor ortográfico.
  • Opções - Pressionando este botão, podemos definir algumas configurações da correção ortográfica, como por exemplo a correção ou não de palavras escritas todas em maiúsculas, contendo números etc.
  • Cancelar - Pressionando este botão, você encerrará a verificação ortográfica antes de concluí-la.

Pressionando o Tab você avançará pelos controles disponíveis e Shift + Tab você retornará aos anteriores.

Para executar a ação de um determinado botão, ao focalizá-lo pressione a tecla Enter.

Caso o corretor ortográfico não lhe apresente sugestões, você poderá editar a correção diretamente na caixa de texto "Não consta no dicionário" e em seguida pressionar o botão "Alterar".

Após a correção do primeiro erro apresentado, o botão "Cancelar", passará a ter a descrição "Fechar" e ficará disponível o botão "Desfazer última", para desfazer a última correção realizada.

Caso o corretor não encontre erros ou a verificação ortográfica seja concluída, uma mensagem informativa será apresentada: "a verificação ortográfica está concluída para toda a planilha." No contrário, será indicada uma outra palavra para a continuidade da correção.

Pressione ENTER para retornar a página.Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de ExcelPressione ENTER para avançar a página.