HTML COM ACESSIBILIDADE

Texto pré-formatado

Como uma exceção à regra geral para a formatação de textos em HTML, existe a tag <pre> que possibilita a inserção de textos pré-formatados, onde
automaticamente é adotada para a exibição uma fonte monoespaçada como o tipo Courier.

Diferentemente da fonte proporcional, onde, por exemplo, o caracter "i" ocupa um menor espaço horizontalmente do que o caracter "m", o tipo de fonte mono espaçada exibe todos os caracteres com uma mesma largura, semelhante à fonte de um texto gerado através do uso de uma máquina de datilografia..

A principal diferença entre a tag <pre> usada para a inserção do recurso de texto pré-formatado da tag <tt> apresentada anteriormente, está no fato em que as seqüências de espaços livremente inseridos durante a digitação são mantidas na visualização da página, bem como a quebra de linha feita com o pressionamento da tecla (enter).       

Observe um exemplo do uso da tag <pre>:
<pre>

Este texto está delimitado pelo uso da tag <pre> e por este motivo não foi preciso utilizar o caracter especial (&amp;nbsp;) para inserir os três espaços antes desta frase.

Não foi preciso inserir o <br> para poder fazer a quebra de linha acima.

</pre>

Qualquer texto inserido após o fechamento da tag </pre>, será automaticamente transferido para a próxima linha livre.

A utilização do recurso de texto pré-formatado é ideal para a exposição de esquemas, tabelas simples de dados literais e/ou numéricos, códigos fontes de programação e em outras situações similares.

A sintaxe da tag <pre> é bastante simples, sendo utilizada em par e não possuindo atributos complementares.

Na área delimitada pela tag <pre></pre> não é aconselhado inserir outras tags de formatação de texto, pois caso contrário, o seu efeito pode ser cancelado. Por um outro lado é fortemente recomendado o uso dos caracteres especiais no processo de edição, principalmente quando for necessário gerar sinais como: < (menor que), > (maior que), & (& comercial), etc.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.