HTML COM ACESSIBILIDADE

Obtendo a largura e a altura ou redimensionando uma imagem no Microsoft Photo Editor

O objetivo principal desta aula, é obter através do Microsoft Photo Editor, as dimensões referentes a largura e a altura de uma imagem, a fim de utilizar estes valores para o preenchimento dos atributos (width) e (height), ao se inserir esta imagem em uma página em HTML.

A opção que será utilizada para alcançar o objetivo proposto acima tem uma outra finalidade dentro do programa Microsoft Photo Editor, que é a realização do redimensionamento de uma imagem, permitindo aumentar ou diminuir seu tamanho.

Para obter ou redimensionar a largura e a altura de uma imagem, após abri-la no Microsoft Photo Editor, acesse o menu "Imagem" atalho (alt+i), com a seta desça até o item de menu "Redimensionar" e pressione a tecla (enter).

Com a caixa de diálogo "Redimensionar" aberta, você terá as seguintes opções que poderão ser acessadas com o pressionamento da tecla (tab) ou através das suas respectivas teclas de atalho:

  • Largura (controle caixa de texto editável – atalho alt+l): Apresentará o valor numérico referente à largura da imagem.

  • Altura (controle caixa de texto editável – atalho alt+a): Apresentará o valor numérico referente à altura da imagem.
  • Percentual da largura (controle caixa de texto editável): Apresenta o valor em porcentagem referente à largura da imagem e o padrão é (100%).
  • Percentual da altura (controle caixa de texto editável): Apresenta o valor em porcentagem referente à altura da imagem e o padrão é (100%).
  • Permitir distorção (controle caixa de verificação): O ideal é manter desmarcada esta opção, pois caso deseje redimensionar a imagem atribuindo um novo valor para a largura, por exemplo, o valor da altura é recalculado automaticamente mantendo a proporcionalidade.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.