HTML COM ACESSIBILIDADE

O uso de elementos containers

Agora que já conhecemos bem o funcionamento da relação hierárquica entre os elementos HTML, podemos estudar sem mistérios a utilização dos elementos containers para a aplicação dos estilos de formatação.

Os elementos containers são aqueles que possuem a capacidade de agrupar outros elementos e desta forma, conseguem lhes transmitir as suas características de formatação.

Na linguagem HTML existem dois elementos containers especiais, o <span> e o <div>, muito utilizados na geração de efeitos dinâmicos em páginas HTML (a tecnologia que possibilita esta prática, é chamada de DHTML) onde estes, podem ser utilizados com êxito na aplicação dos estilos de formatação a um grupo de elementos que compartilhem características comuns de formatação.

A diferença básica entre os elementos <span> e <div>, está no fato em que o elemento <span>, posiciona os elementos lado a lado, desde que os elementos agrupados não forcem uma quebra de linha e o elemento <div>, força uma quebra de linha automaticamente logo após o fechamento da sua tag. Para que você entenda bem esta diferença, observe o trecho de código exemplo ao lado:

<body>
<span style="background-color: #00ff00; font-family: Arial; font-size: 20px; color: #ffff00; font-weight: bold; height: 30px; vertical-align: middle; text-align: center;"> AMARELO </span>
<span style="background-color: #ffff00; font-family: Arial; font-size: 20px; color: #00ff00; font-weight: bold; height: 30px; vertical-align: middle; text-align: center;"> VERDE </span>
<br><br>
<div style="background-color: #00ff00; font-family: Arial; font-size: 20px; color: #ffff00; font-weight: bold; height: 30px; vertical-align: middle; text-align: center;"> AMARELO </div>
<div style="background-color: #ffff00; font-family: Arial; font-size: 20px; color: #00ff00; font-weight: bold; height: 30px; vertical-align: middle; text-align: center;"> VERDE </div>
</body>

Como resultado da aplicação do exemplo anterior, obteremos:

1. Utilizando o elemento <span>: A palavra "AMARELO" será exibida com a fonte da cor amarela sobre o fundo verde e logo ao lado, a palavra "VERDE" será exibida com a fonte da cor verde sobre o fundo amarelo.

2. Utilizando o elemento <div>: A palavra "AMARELO" será exibida com a fonte da cor amarela sobre o fundo verde e logo abaixo devido a quebra de linha, a palavra "VERDE" será exibida com a fonte da cor verde sobre o fundo amarelo.          

Perceba que no exemplo acima, aplicamos o estilo de formatação definido no elemento container apenas em uma palavra, mas o seu uso se torna mais interessante quando estendido a vários elementos que compartilhem características comuns de formatação.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.