HTML COM ACESSIBILIDADE

O desenvolvimento em HTML

Por apresentar uma estrutura simples de comandos, ser escrita na forma de texto e em qualquer editor que aceite salvar seus documentos no formato ASCII (texto puro), o HTML é considerado uma linguagem prática e de fácil desenvolvimento.

Seus comandos são expressos na forma de tags (etiquetas), que formam um conjunto de palavras chaves que permitem ao navegador identificar o que deverá fazer com a informação que será apresentada.

Apesar de existirem programas para realizar a conversão de formatos e a edição de documentos em HTML como Front Page, Dreamweaver e muitos outros que tornam muito mais simples esta tarefa. Nós utilizaremos o Bloco de Notas do Windows como ferramenta para programar em HTML, pois deste modo, teremos uma compreensão melhor da linguagem como um todo e das especificidades das diversas tags que a compõe.

Algumas das vantagens de se programar deste modo é a familiarização obtida através do contato direto na utilização dos comandos e a flexibilidade de escolhermos soluções a fim de gerarmos páginas mais organizadas e livres de trechos de códigos desnecessários.

Para abrir o Bloco de Notas caso o mesmo esteja devidamente instalado no seu computador, siga os passos descritos abaixo:

  • Ative o menu Iniciar pressionando (ctrl + esc).

  • Desça com a seta até o item de menu Programas e pressione a seta para a direita.

  • Caso o primeiro item apresentado seja os Acessórios, pressione novamente a seta para a direita ou em caso contrário, desça com a seta até localizá-lo e em seguida pressione a seta para a direita.

  • Dentro do menu Acessórios desça com a seta até localizar o item Bloco de Notas e pressione a tecla (enter) para abri-lo. Pronto, o Bloco de Notas estará preparado para a digitação das tags que comporão a sua página em HTML.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.