HTML COM ACESSIBILIDADE

Listas e tabelas

Neste módulo, vamos apresentar a criação de listas e tabelas, recursos utilizados para promover uma melhor apresentação dos conteúdos expostos nos sites da Internet.

A utilização das listas apenas será viável, quando houver a necessidade de se organizar as informações em itens, de modo a facilitar a sua compreensão, quantificação e classificação.

Na versão atual da linguagem HTML, são utilizados três diferentes estilos de listas, conforme a relação abaixo:

  • Lista desordenada ou não numerada
  • Lista ordenada ou numerada
  • Lista de definição ou glossário

Nas primeiras versões da linguagem HTML, eram utilizadas as listas de menus e de diretórios, mas ambas se tornaram absoletas.           

Os diferentes estilos de listas podem ser utilizados em conjunto, o que originou mais um estilo, ao qual damos o nome de lista intercalada ou encadeada.

A possibilidade de disponibilizar as informações em tabelas, veio para suprir a falta de comandos mais elaborados na realização eficaz do posicionamento e alinhamento dos textos e objetos, principalmente com relação aos links, imagens e controles, dando um novo realce quanto ao aspecto da apresentação visual destes elementos, quando inseridos nas páginas em HTML.

Tanto as listas como as tabelas podem usufruir dos diversos comandos de formatação de texto, disponíveis na linguagem HTML e estudados nos módulos anteriores.

Observe a sintaxe e os atributos utilizados na criação das listas e tabelas, para que possamos implementar mais estes recursos na construção de páginas em HTML.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.