HTML COM ACESSIBILIDADE

Links para download de arquivos

Podemos utilizar o recurso dos links para realizar a transferência de arquivos entre o servidor e a máquina cliente dos visitantes de um site. A este processo dá-se o nome de download.

A prática do download é bastante difundida nos sites da Internet. Através deste processo, é possível disponibilizar para os visitantes inúmeros tipos e formatos de arquivos diferentes do HTML, como por exemplo:

  • Documentos do Microsoft Word
  • Planilhas do Microsoft Excel
  • Apresentações do Microsoft PowerPoint
  • Arquivos executáveis
  • Arquivos de vídeo e de áudio em diversos formatos etc.

Caso o arquivo referenciado por um link não possa ser aberto automaticamente pelo navegador, será apresentado ao usuário uma caixa de diálogo onde o mesmo deverá optar por salvá-lo (indicando o caminho de destino) ou abri-lo se possuir o aplicativo correspondente para a execução de tal ação.

Observe algumas dicas interessantes para a inserção de links para o download de arquivos em uma página Web:

  • Colocar na descrição do link, informações que identificam o tipo ou formato do arquivo, bem como o seu tamanho.
  • Recomenda-se a compactação dos arquivos que serão disponibilizados para download, reduzindo deste modo o tempo de conecção utilizado para a realização deste processo.

Para a compactação dos arquivos que serão disponibilizados para o download, é aconselhável utilizar os formatos de maior uso popular como, por exemplo, o .zip.

  • Ao disponibilizar para o download um aplicativo composto por vários arquivos resultando em um tamanho muito extenso, fragmente-o compactando-o em diversas unidades pequenas, para que os visitantes interessados em baixar este aplicativo, possam o fazer por etapas, reduzindo deste modo, os problemas causados com as eventuais quedas de conexão.

A sintaxe usada na criação de um link para o download, é quase idêntica a utilizada para referenciar uma página em HTML, onde a única diferença está no fato de que após a indicação do caminho, devemos informar o nome do arquivo no qual será disponibilizado para o download.

Esta referência será feita usando o atributo (href) e deverá seguir os mesmos conceitos usados na construção dos links internos e dos links externos de acordo com o endereço do arquivo ao qual se deseja referenciar.

Veja abaixo, o exemplo genérico da criação de um link para o download de arquivo:

<a href="protocolo://www.servidor.sigla.país/pasta/arquivo.extensão"> Arquivo.extensão (1.2 mb) </a>

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.