HTML COM ACESSIBILIDADE

Layout com Frames

Neste módulo, vamos estudar a implementação de um novo layout, utilizando uma estrutura de frames, que consiste na divisão da janela do navegador em quadros.

Cada quadro criado possui a autonomia de exibir uma página em HTML independente, possibilitando a visualização simultânea de páginas, diferenciando-se do layout utilizado anteriormente, por permitir apenas a visualização de uma única página no navegador.

Utilizando um layout com frames, podemos dividir a janela do navegador em quadros postados horizontalmente (em linhas) ou verticalmente (em colunas).

Um frame, pode ainda suportar a implementação de outros frames, caso haja a necessidade de subdividi-lo em áreas menores, mas na prática, esta situação não é tão comum.

A maioria dos sites que fazem o uso dos frames tem por objetivo facilitar o processo de navegação, bastando, por exemplo, que seja disponibilizado um frame de tamanho reduzido do lado esquerdo da janela do navegador, com uma página de menu contendo links para as seções deste site e do lado direito, um outro que ocupe o restante do espaço da janela, responsável em exibir uma determinada página quando o visitante clicar sobre o seu link , inserido no menu do frame ao lado.

Deste modo, o menu sempre estará disponível para que rapidamente possamos acessar uma página pertencente a uma outra seção do site.

Para entendermos melhor o funcionamento de um site com um menu construído sobre uma estrutura de frames, vamos fazer uma analogia, comparando-o com um aparelho de televisão:

Primeiramente, imagine toda a extensão da parte da frente do aparelho de televisão.

Agora, do lado direito, está a tela plana, com vinte polegadas e inicialmente exibindo a programação do canal (1).

Do lado esquerdo, com 5 polegadas (20% da dimensão horizontal do aparelho), está o menu com os botões para a sintonia de todos os canais suportados por este aparelho de televisão.

Observe que mesmo ao mudar de canal, sendo exibida outra programação na tela da TV, o menu para a troca de canais, estará sempre ali disponível do lado esquerdo.

Para construir um site com esta característica de navegação, são necessários basicamente três arquivos:

Arquivo com as definições da estrutura e divisão dos frames.
Arquivo contendo o menu de navegação.
Arquivo com a página inicial a ser exibida.

A divisão da janela do navegador em frames é apenas uma opção a mais de layout que você poderá usar caso julgue conveniente.

Vejamos agora, as particularidades de cada um dos arquivos listados acima, para que possamos aprender a implementar este novo layout.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.