HTML COM ACESSIBILIDADE

Inserindo recurso de áudio em páginas HTML

Através dos recursos de áudio disponíveis, podemos por exemplo inserir uma trilha sonora de fundo, um áudio complementar à informação escrita ou um som de alerta para quando o visitante acessar uma determinada página do site.

Apesar das versões mais atuais dos principais navegadores reconhecerem o (.mp3), os formatos de áudio mais recomendados para serem executados a partir de páginas Web, são: (.mid) para as trilhas sonoras musicais e (.wav) para os demais trechos de áudio.

É importante ressaltar que tanto o navegador Internet Explorer da Microsoft, como o Netscape Navigator da Netscape, possui suas próprias tags para a execução de áudio. Por este motivo, é aconselhável utilizar em conjunto numa mesma página as tags reconhecidas por ambos navegadores, para que possamos contemplar seus distintos usuários.

Recomendamos que as tags utilizadas para a reprodução do áudio, sejam inseridas no final do corpo do documento, antecedendo o fechamento da tag </body>. Com isso, o carregamento do arquivo de áudio não prejudicará o carregamento do restante da página.

Devemos nos lembrar sempre de que para fazer uma visita ao nosso site, os visitantes dependem de uma conecção de rede e por este motivo, não devemos desnecessariamente inserir arquivos de áudio com um tamanho em bytes muito grande, para não prejudicarmos o desempenho do acesso, tornando-o demasiadamente lento e desgastante. 

Note que para a reprodução do áudio, será necessário que o visitante do site possua no mínimo o seu computador equipado com um kit multimídia básico (placa de som e um dispositivo de saída e amplificação do áudio).

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.