HTML COM ACESSIBILIDADE

Frames in-line

O frame in-line é um interessante recurso que nos permite inserir em qualquer página, um quadro exibindo parte ou um documento HTML completo. Deste modo, havendo um trecho de código HTML comum a várias páginas de um site, podemos disponibilizá-lo em um arquivo, possibilitando a sua visualização em todas as páginas que fizerem referência ao mesmo através de um frame in-line.

Note que: Caso seja necessário alterar este trecho comum, basta modificar apenas o arquivo compartilhado e todas as páginas estarão atualizadas automaticamente.

Para a implementação de um frame in-line, utilizamos a tag em par <iframe>, onde na sua abertura, declaramos alguns atributos também disponíveis na tag <frame>, como name, frameborder, scrolling, noresize etc.

Sintaxe básica da tag <iframe>: <iframe src="arquivo_compartilhado.htm"></iframe>

Outros atributos possíveis para a tag <iframe> são:

  • (align): Define o alinhamento horizontal para o quadro, podendo assumir os seguintes valores:    Align="left" - Alinha à esquerda.

  • Align="center" - Alinha ao centro.

  • Align="right" - Alinha à direita.

  • (height): Define a altura do quadro em pixels ou em porcentagem da tela.

  • (width): Define a largura do quadro em pixels ou em porcentagem da tela.

Observe um exemplo genérico da implementação de um frame in-line no trecho de código abaixo:

<body><iframe name="cabeçalho" src="include/cabecalho.htm" frameborder="0" border="0" height="10%" width="100%" noresize></iframe> (corpo do documento) <iframe name="rodape" src="include/rodape.htm" frameborder="0" border="0" height="10%" width="100%" noresize></iframe></body>

Aplicando o exemplo acima em todas as páginas de um site, estaremos facilitando futuras alterações tanto para o cabeçalho, como para o rodapé das páginas.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.