HTML COM ACESSIBILIDADE

Etiquetas ou TAGS

Os comandos usados no desenvolvimento de páginas em HTML são chamados de marcações, etiquetas ou pelo seu termo correspondente em inglês, tags, que são utilizadas para indicar ao navegador qual ação deverá ser executada durante a montagem da página.

A maioria das tags é formada e a diferença existente nas demais, é que estas não precisam ser fechadas. No geral, todas são identificadas pelos sinais delimitadores: <>

As que são formadas em pares, a primeira parte significa a abertura da tag, em seguida, o objeto no qual sofrerá alguma ação (este objeto pode ser uma imagem, um controle, um texto etc.) e por último, o fechamento da tag indicando o término desta ação.

Exemplo representativo de uma tag formada em par:

<tag_latir> OBJETO DA AÇÃO </tag_latir>

Verifique que a tag está delimitado pelos sinais de < (menor que) e > (maior que) e que no fechamento da tag, se usa o sinal / (barra) juntamente com o seu respectivo nome.

A maioria das tags possui atributos que definem suas particularidades. Normalmente, este atributo é definido por seu nome, seguido pelo sinal de = (igual) e por último, seu valor declarado entre os sinais de "" (aspas). Quando declarado mais de um atributo para uma tag, estes deverão estar separados por um espaço em branco.

Exemplo representativo de uma tag com atributos:

<tag_cachorro cor_do_pelo="amarelo" altura="80" raça="labrador"> OBJETO DA AÇÃO </tag_cachorro>

Neste caso, a nossa tag (tag_cachorro) define através dos seus atributos, quais serão as características do objeto cachorro. Esta mesma tag pode conter outros atributos que não foram modificados e, portanto, estes atributos terão seus valores padrões já pré-estabelecidos.

As tags podem ser utilizadas em conjunto para se atingir um resultado esperado. Neste caso, a única restrição é que essas tags obedeçam à mesma ordem de fechamento conforme a sua abertura de modo que a primeira tag aberta deverá ser a última a ser fechada, a segunda, deverá ser a penúltima a ser fechada e assim sucessivamente.

Exemplo representativo do uso conjunto de tags:

<tag_cachorro raça="vira-lata"><tag_latir>

OBJETO DA AÇÃO

</tag_latir></tag_cachorro>

A linguagem HTML não faz distinção entre a utilização de letras maiúsculas e minúsculas na escrita das tags, mas para deixar o documento com um aspecto mais organizado, é interessante manter sempre um padrão. Pelo contrário, como em qualquer outra linguagem de programação, a sintaxe dos comandos deve ser rigorosamente respeitada, para que se consiga atingir o resultado desejado.

Por exemplo:

<tag_latir> (em minúscula) é igual a <TAG_LATIR> (em maiúscula)
<tag_latir> (com o sinal de sublinhado) é diferente de
<taglatir> (sem o sinal de sublinhado)

No primeiro exemplo, a diferença existente pela utilização de letras maiúsculas e minúsculas, não afetará a funcionalidade desta tag, porém no segundo exemplo, a falta do sinal de _ (sublinhado), fará com que o browser ignore esta tag, não executando a sua ação.

Durante o desenvolvimento de uma página em HTML, a utilização de espaços em branco e de quebras de linha, não são respeitados pelo browser na execução dessa página. Existem tags específicas para se atingir tais efeitos.

Portanto, uma página em HTML pode ser escrita totalmente em uma única linha do editor de textos e ao ser executada, apresentar um belo aspecto visual, porém para a realização de manutenções para alteração ou atualização, o ideal é que o código fonte esteja bem escrito e de uma forma bem organizada.

Código fonte em HTML, é o conjunto escrito de tags que ao ser executado pelo navegador, compõem a página final em HTML.

No decorrer deste curso, nas demonstrações práticas, desenvolveremos esta idéia da estrutura e da organização dos códigos fontes.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.