HTML COM ACESSIBILIDADE

Estilos de formatação para as fontes

Exemplos:

  • Usamos o negrito na definição de títulos do documento ou para evidenciar uma determinada palavra ou parte do texto.

  • Normalmente utilizamos o itálico para se indicar expressões lingüísticas informais, termos técnicos ou estrangeirismo.

  • Sublinhado não deve ser utilizado freqüentemente em páginas Web, pois este estilo é aplicado automaticamente nas ligações (links) entre as páginas, podendo confundir o usuário, porém quando necessário, seu uso se faz presente para se destacar (grifar) uma determinada palavra ou trecho do texto. Este estilo é somente aplicado ao navegador Internet Explorer da Microsoft.

  • O uso de caracteres monoespaçados não é muito utilizado nas páginas Web, mas algumas vezes este estilo torna-se apropriado, como por exemplo, quando se deseja alinhar caracteres em linhas subsequentes ou para a definição do título do documento. A desvantagem de se utilizar este estilo no corpo do documento é a utilização desnecessária de espaços, pois note que o espaço na horizontal utilizado pelo caracter "i", é muito menor do que o espaço utilizado pelo caracter "m".

Tags para a definição dos estilos de formatação das fontes:

Para inserir o efeito negrito (bold), utilize:

<b> TEXTO EM NEGRITO </b>
Ou:
<strong> TEXTO EM NEGRITO </strong>

Para inserir o efeito itálico:
<i> TEXTO EM ITÁLICO </i>

Para inserir o efeito sublinhado:
<u> TEXTO SUBLINHADO </u>

Para inserir caracteres monoespaçados:
<tt> CARACTERES MONOESPAÇADOS </tt>


Note que os estilos de formatação, podem ser combinados e utilizados em conjunto para se obter um resultado desejado, conforme demonstra os exemplos abaixo.

Exemplos:

<b><i> TEXTO EM NEGRITO E ITÁLICO </i></b>
<b><i><u> TEXTO EM NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO </u></i></b>
<tt><u> TEXTO MONOESPAÇADO E SUBLINHADO </u></tt>

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.