HTML COM ACESSIBILIDADE

Efeitos de animação e recursos multimídia

Neste módulo, vamos estudar a implementação de animações e a utilização de recursos multimídia, com o objetivo de enriquecer a apresentação visual e de entreter os visitantes, tornando a interação destes com o site muito mais agradável e atrativo.

Usando os recursos disponíveis para a realização de animações nos documentos HTML, podemos dar movimento aos elementos, ou ainda, inserir o efeito de piscar em textos. Estes recursos geralmente são utilizados com o propósito de provocar um apelo visual, direcionando a atenção dos visitantes para algo que desejamos colocar em destaque, contudo, devemos dosar bem quais são as situações realmente ideais para a aplicação das animações, pois a exploração excessiva deste recurso pode surtir um efeito contrário, tornando a visualização do site bastante cansativa.

Com a utilização de recursos multimídia, podemos despertar a atenção dos visitantes através de estímulos audiovisuais, além de poder usufruir das inúmeras vantagens com a possibilidade de se disponibilizar áudio e/ou vídeo, seja como uma opção de entretenimento ou como um complemento à informação escrita.

Devemos nos lembrar que nem todos os navegadores estão preparados para exibir tais recursos, sendo prudente utilizar juntamente com as animações, outros recursos da linguagem HTML que permitem destacar uma informação, como por exemplo, o alinhamento centralizado e o uso do estilo de formatação negrito.

No caso do áudio e do vídeo, é recomendado inserir uma descrição alternativa em texto, pois deste modo, possibilitamos a compreensão da informação por parte das pessoas com deficiência auditiva, visual ou por demais pessoas que não possuam os seus computadores equipados com um kit multimídia.

 

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.