HTML COM ACESSIBILIDADE

E agora, o que devo fazer após ter desenvolvido a estrutura básica do meu site?

Como pôde perceber durante a realização deste curso, toda a estrutura básica de um site pode ser perfeitamente desenvolvida e testada localmente no seu computador, sem a necessidade de estar conectado a Internet.

Mas agora que você já concluiu o desenvolvimento da estrutura do seu site, não faz mais nenhum sentido mantê-lo isolado como uma ilha. É chegada a hora de compartilhá-lo com o restante do mundo.

O primeiro passo a ser dado é definir um servidor para a hospedagem do seu site e para isso, existem inúmeras opções entre serviços pagos e gratuitos disponíveis na Internet (utilize um buscador para pesquisar e identificar um servidor de hospedagem que melhor atenda às suas necessidades).

Podemos entre outras possibilidades, tomar as seguintes variáveis como critério para definir a escolha de um bom servidor de hospedagem:   
Espaço livre oferecido para a hospedagem do seu site

  • Se haverá ou não a inclusão obrigatória de propagandas no seu site mantidas pelo servidor de hospedagem.

  • A preocupação com a segurança e a integridade das informações do seu site.

  • Se além da hospedagem do site, também serão oferecidos serviços como contador de acessos, livro de visitas, CGI público para o processamento de formulários eletrônicos, contas de e-mail etc. É válido ressaltar que estes serviços também podem ser conseguidos individualmente na Internet.

  • Boas condições de infra-estrutura e suporte técnico.

  • Se o servidor oferece a facilidade de atualização de arquivos e pastas via FTP.

FTP significa File Transfer Protocol (protocolo de transferência de arquivos). Um protocolo é um conjunto de normas que permite a comunicação entre computadores.

O FTP é utilizado para possibilitar a transferência de arquivos do seu computador para o servidor de hospedagem. Para realizar este acesso, você precisará de permissões especiais como um nome de usuário e uma senha.

O endereço Internet (URL) de um servidor FTP tem uma aparência ligeiramente diferente do URL que você usa em uma página da Web comum, por esta utilizar o protocolo HTTP.

Acessando os sites FTP diretamente, pode trabalhar com arquivos e pastas nos servidores FTP da mesma forma que trabalha com eles no seu próprio computador.

Observe as informações necessárias para acessar diretamente sites FTP através do Microsoft Internet Explorer:    

Você pode visualizar, fazer download, carregar e excluir arquivos e pastas. Se precisar de permissão do servidor FTP para realizar qualquer uma dessas ações, você será instruído a fornecer o seu nome de usuário e senha.

  • Na barra de endereços, digite o endereço Internet (URL) do site FTP ao qual você deseja se conectar. Por exemplo: ftp://ftp.domínio.sigla.país

  • Para fazer o download de um arquivo ou pasta, clique com o botão direito do mouse em um item da página e depois clique em Fazer o download para.

  • Para efetuar logon como um usuário diferente nesse site FTP, clique no menu Arquivo e depois clique em Efetuar logon como.

  • Para renomear ou excluir itens de uma pasta FTP ou colar itens em um site FTP, você pode utilizar os mesmos comandos e ações usados no Windows Explorer.

Existem vários programas clientes de FTP disponíveis no mercado, pesquise e escolha o que melhor lhe atenda.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.