HTML COM ACESSIBILIDADE

Disponibilizando estilos de formatação para todas as páginas de um site

Para que os estilos de formatação criados possam abranger não somente a um elemento ou a uma única página, mas sim ao site como um todo, devemos concentrar as regras de formatação em um arquivo, fazendo referência ao mesmo por todas as páginas que compõem o site. Este arquivo é conhecido como arquivo de folha de estilos.

O arquivo de folha de estilos poderá ser criado em qualquer editor de texto puro (ASCII), como, por exemplo, no Bloco de Notas do Windows. Para melhor identificá-lo, é aconselhável que este arquivo seja salvo em uma pasta exclusiva, criada na raiz do sistema do site, nomeada como css (Cascading Style Sheets) e que o arquivo também contenha a sigla css como sua extensão.

A referência ao arquivo de estilos de formatação deverá ser feita dentro do bloco de cabeçalho da página, utilizando para tanto a tag ímpar <link>, complementada pelos seguintes atributos descritos abaixo.

(rel): Através deste atributo definimos que a referência será relacionada a um arquivo de folha de estilos de formatação, para tanto, devemos passar ao atributo (rel) o valor "stylesheet". Exemplo:
Rel="stylesheet"

(href): Com este atributo fazemos a referência ao arquivo de folha de estilos seguindo os mesmos conceitos utilizados na referência dos hiperlinks. Exemplo:
Href="css/arquivo_estilos.css"

(type): A este atributo devemos passar o valor "text/css", indicando ao browser o tipo do conteúdo do arquivo referenciado. Exemplo:

Type="text/css"

Observe no trecho de código abaixo, um exemplo de como referenciar um arquivo de folha de estilos:

<html>
<head>
<title> TÍTULO DA PÁGINA </title>
<link rel="stylesheet" href="css/style.css" type="text/css">
</head>
<body>            
(Implementação do corpo da página)
</body>
</html>

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.