HTML COM ACESSIBILIDADE

Definindo regras a partir de um selecionador ou de um grupo de selecionadores

Ao utilizar um selecionador ou um grupo de selecionadores para a definição de uma regra de formatação, devemos informar previamente na sua referência, qual o elemento ou elementos que serão contemplados por esta regra e por este motivo, não se faz necessário uma chamada para a sua aplicação no corpo do documento.

Quando a regra for definida para um grupo de selecionadores, devemos separar os elementos envolvidos por uma vírgula e omitir os sinais delimitadores de tags "<>".
Observe as duas regras abaixo, onde a primeira foi definida a partir de um selecionador e a segunda, a partir de um grupo de selecionadores.

Definição de uma regra para o elemento <h1>:
H1

{

font-family: Comic Sans MS, Verdana, Helvetica, Sans-Serif;
font-size: 16pt;
color: #ff0000;
font-wheight: bold;
text-align: center;
text-decoration: none;
}

Quando no corpo de um documento HTML for inserida a tag <h1> para a inserção de um cabeçalho de nível 1, com a aplicação da regra acima, as formatações definidas serão assumidas automaticamente pelo texto delimitado por esta tag.

Definição de uma regra para os elementos <tr>, <td>, <li> e <p>:
Tr, td, li, p

{
font-family: Arial;
font-size: 12pt;
color: #000099;
text-align: justify;
text-decoration: none;
vertical-align: middle;
}

Quando no corpo do documento for inserido as tags <tr>, <td>, <li> e <p>, com a aplicação da regra acima, as características de alinhamento e as definições de formatação da fonte serão automaticamente assumidas pelo texto delimitado por qualquer uma dessas tags.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.