HTML COM ACESSIBILIDADE

Cascading style sheets

Neste módulo, vamos estudar a implementação dos CSS (Cascading Style Sheets), ou simplesmente, folhas de estilo, que é um mecanismo complementar incorporado inclusive aos navegadores Microsoft Internet Explorer e Netscape Navigator, recomendado pelo W3C (World Wide Web Consortium), órgão que regulamenta as tecnologias aplicadas a Web.

A utilização deste recurso, nos permite um controle abrangente sobre os elementos da linguagem HTML, definindo características de formatação como fontes, cores, alinhamentos, espaçamentos etc.

Podemos implementar os estilos de formatação de três formas diferentes:

Na tag de um elemento: Os efeitos da formatação serão aplicados exclusivamente neste elemento.

No cabeçalho da página: Os efeitos da formatação poderão ser aplicados a qualquer elemento desta página.

Em um arquivo de estilos: Os efeitos da formatação poderão  ser aplicados aos elementos de qualquer página, desde que esta faça referência ao arquivo que contém as definições dos estilos de formatação.

A primeira forma descrita acima, deve ser utilizada somente em situações específicas ou provisórias, pois conforme foi descrito, os efeitos definidos no estilo de formatação, atinge apenas a um único elemento.

Para que a sua aplicação seja ampliada, devemos utilizar elementos containers, pois estes possuem a capacidade de agrupar outros elementos e lhes transmitir as suas características de formatação.

Com a terceira forma descrita, podemos criar diversos estilos de formatação dentro de um arquivo, para que sejam aplicados a conteúdos de diversas páginas do site e que possuam características semelhantes, padronizando a apresentação destes, além de facilitar futuras alterações na visualização dos mesmos, pois basta que sejam alteradas apenas as informações definidas nos estilos de formatação, para que estas mudanças sejam assumidas automaticamente por todos os elementos que fazem referencia às formatações contidas no arquivo de estilos.

O mecanismo CSS está na sua segunda edição, o CSS2 (desde maio de 1998), mas por não ter sido totalmente implementado aos diversos navegadores, vamos basear os nossos estudos no CSS1 (desde dezembro de 1996), que além de ter sido incorporado ao CSS2, é reconhecido pelos navegadores de maior uso no mercado.

Atualmente, está em desenvolvimento o CSS3.

Vamos estudar o mecanismo CSS, a fim de beneficiarmos das suas vantagens na implementação e alteração das características de formatação de um site.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.