HTML COM ACESSIBILIDADE

Arquivo do menu opções

No frame de menor tamanho, este arquivo conterá um menu com links que estarão presentes na janela do browser durante toda a navegação, facilitando o acesso às diversas páginas do site.

É aconselhável reservar 20 por cento do espaço disponível da janela do navegador, ao frame que exibirá o arquivo com o menu de opções, definindo-o primeiramente na estrutura dos frames, para que o mesmo possa ser carregado no lado esquerdo da tela (caso tenhamos utilizado o atributo cols) ou na parte superior (caso tenhamos utilizado o atributo rows), ambos da tag frameset.

A única diferença existente na implementação do arquivo com o menu de navegação, é a inserção do atributo (target) na tag de criação dos links, indicando qual será o frame alvo que carregará a página referenciada pelos links do menu.

O atributo (target), deve receber como valor, o nome exato dado ao frame alvo, definido na implementação da estrutura dos frames, sendo inclusive respeitado a utilização de letras maiúsculas e ou minúsculas.

Existem alguns outros valores específicos que podem ser aplicados ao atributo (target). Para que causem o efeito desejado, estes devem ser digitados com letras minúsculas e precedidos pelo sinal _ (sublinhado).

Vejamos algumas opções:

Target="_blank" – Carrega a página em uma nova janela do navegador.

Target="_self" – Carrega a página no próprio frame.

Target="_top" – Carrega a página por toda a extensão da janela do navegador, ignorando a estrutura dos frames.

Exemplo:

Suponhamos que no frame que contém o arquivo com o menu de navegação, tenhamos um link para exibir no frame "principal" à página de links interessantes. Então a sua sintaxe será a seguinte:
<a href="links.html" target="principal"> Links interessantes </a>            

Quando o visitante clicar sobre este link, a página links.html será aberta no frame de maior tamanho, chamado "principal".

Devemos discretamente informar no menu de navegação que "Este site contém frames", para que os visitantes que possuem limitação visual possam tomar conhecimento da utilização deste recurso e através dos atalhos de teclado (ctrl + tab) ou (f6) alternarem o foco do cursor entre os frames.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.