HTML COM ACESSIBILIDADE

A classe textarea

A classe textarea permite a criação de um único tipo de controle, conhecido na linguagem HTML, pelo próprio nome da classe.

O controle textarea, difere-se do controle caixa de texto "text" da classe input, por permitir ao usuário a possibilidade de digitar uma informação que abranja mais de uma linha de texto. Este tipo de controle é comumente utilizado em situações que exijam um espaço maior para a entrada de dados, como campos para observações, comentários, opiniões etc.

Para a criação de um controle textarea é utilizado uma tag em par, possuindo partes referentes à sua abertura e ao seu fechamento.           

Sintaxe genérica para a criação do controle textarea:

<textarea name="nome" rows="n_linhas" cols="n_colunas"> valor_inicial </textarea>

Onde: No atributo (name) devemos substituir o valor "nome" pela palavra que definirá o nome interno para o controle.

Devemos nos lembrar que o nome interno de um controle deve ser sempre condizente com a informação que será inserida no mesmo.

Com o atributo (rows), definimos a quantidade de linhas para o controle textarea, portanto devemos substituir na declaração acima, o valor "n_linhas" pelo número que corresponda à quantidade de linhas desejada.

Com o atributo (cols), definimos a quantidade de colunas para o controle textarea, portanto devemos substituir na declaração acima, o valor "n_colunas" pelo número que corresponda à quantidade de colunas desejada.

Para que uma informação seja previamente inserida no controle textarea, devemos substituir na declaração acima, valor_inicial pela informação desejada. Caso queiramos que o controle textarea não apresente nenhuma informação inicial, basta que a tag seja fechada imediatamente após a definição da parte referente à sua abertura.

Veja um exemplo da criação de um controle textarea, criado com o objetivo de permitir que os visitantes informem as suas opiniões sobre o nosso site. Para tanto, o controle textarea deverá conter 10 linhas, 50 colunas e não deverá apresentar nenhuma informação inicial:
<textarea name="opiniões" rows="10" cols="50"></textarea>

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.