Verificando e corrigindo ortografia e gramática

Por padrão, o Word verifica automaticamente a ortografia e a gramática enquanto o texto é digitado. Isso evita que tenhamos que fazer uma revisão final antes de entregar o documento a seu destinatário. Porém, nem sempre o que o Word identifica como erro ortográfico ou gramatical está realmente errado. Por essa razão, você pode aceitar ou não a mudança sugerida.

Leia o texto abaixo:


Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes, “Antologia Poética”, Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.


Efetue a leitura utilizando a seta para baixo. Vai observar que a palavra “pensamento” está escrita errada e está sublinhada em vermelho. Isso indica problema ortográfico. Já a palavra “chama” está sublinhada em verde, o que indica problema gramatical.

Ao usar as setas para ler textos no Word com o Virtual Vision, alguns bips serão ouvidos. Isso significa que existem palavras marcadas em verde ou vermelho, o que indica erros encontrados pelo Word.

Pressione ALT para acessar a faixa de opções e, com a seta para a direita, procure a guia “Revisão”. Acione a tecla TAB, procure o botão “Ortografia e gramática” e pressione ENTER.

Na tela que se abre, navegue com o TAB até ouvir um trecho do texto e note que, ao fim desta parte, o Virtual Vision falará o tipo de correção que foi sugerida.

Com mais um TAB vamos encontrar uma lista de itens para correção; seta para cima e seta para baixo para escolher uma sugestão.

Seguindo com o TAB vamos encontrar várias opções: “Ignorar uma vez, botão de ação”, “Ignorar todas, botão de ação”, “Adicionar ao dicionário botão de ação”. Em qualquer uma dessas opções que você pressionar ENTER, o Word passará automaticamente para a próxima sentença do texto até chegar ao fim do arquivo, quando então será exibida uma mensagem de que a correção está concluída.

O dicionário padrão utilizado para a verificação é o Português (Brasil), mas poderá ser alterado a partir da caixa de opções “Idioma do dicionário”, disponível também nesta tela.

Outra forma de efetuar a correção ortográfica é teclar CTRL + Home para ir ao início do texto, ALT + F7 para abrir o menu de correção e localização da palavra com a grafia errada, ESC para fechar o menu, vírgula para ler a palavra errada, teclar CTRL + 7 para soletrar, SHIFT + F10 para abrir o menu com a sugestão de palavras, descer com a seta até a palavra correta e teclar ENTER para efetuar a correção.

Utilizando o dicionário de sinônimos

O Word possui uma lista de sinônimos para várias palavras. Esse recurso é muito útil quando precisamos utilizar uma palavra várias vezes em um texto.

Por exemplo, vamos ver quais são os sinônimos que o Word mostrará para a palavra “muito” com os comandos já ensinados neste curso: selecione a palavra e, em seguida, pressione o botão direito do mouse (Atalho do botão direito do mouse: SHIFT + F10).

No menu que se abre, desça com a seta até a opção “Sinônimos”. Com a seta para a direita surgirá a lista das palavras que podem ser usadas para substituir a selecionada. Desça com a seta e, ao encontrar a palavra que melhor se adequar ao seu documento, pressione ENTER.

Pressione ENTER para retornar a página. Pressione ENTER para retornar ao Menu da Apostila de Word Pressione ENTER para avançar a página.